palestra sobre o Sistema Profissional CONFEA.CREA.MÚTUA

420 palavras 2 páginas
UNICAP
Matéria: Introdução à engenharia Civil
Aluno: Argemiro Dias Santos Neto

Resumo da palestra sobre o Sistema Profissional CONFEA/CREA/MÚTUA.

Na palestra ministrada pelo Presidente do Concelho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), José Mário de Araújo Cavalcanti, foi citada a importância do sistema regido pelo Concelho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) para atender a demanda da nação perante o crescimento da economia em relação às áreas da engenharia e agronomia.
O CONFEA, órgão fiscalizador e administrador situado em Brasília, é responsável por legislar todas as leis e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) adotadas em concelhos por seus integrantes que abrange todas as áreas da engenharia e agronomia dentro do território Brasileiro e foi denominado o maior sistema e mais organizado do mundo. Subordinados a ele estão os CREA que são órgãos estaduais que fiscalizam, executam e fazem executar as normas e leis adotadas pelo CONFEA.
Os CREA têm a missão de verificar e fiscalizar o exercício e as atividades da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais profissões vinculadas ao CONFEA, em defesa da sociedade, e, realizam suas funções com base nos princípios de atender aos requisitos legais; assegurar a satisfação dos clientes; melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade; promover a contínua valorização e qualificação dos colaboradores, conselheiros e profissionais; consolidar o compromisso com a responsabilidade socioambiental e fortalecer o CREA responsável pelo estado perante os profissionais e a sociedade.
Ao término de sua formação, o engenheiro precisa cadastrar-se no CREA e assim iniciar sua vida profissional. A partir daí, todo o seu histórico profissional é registrado e feito uma classificação com base na experiência e elaboração de projetos tendo que seguir, à risca, todas as leis e normas vigentes.
O profissional da área, ao se cadastrar no CREA,

Relacionados