PALESTRA DE RO TULOS CERVEJEIROS

888 palavras 4 páginas
PALESTRA DE RÓTULOS CERVEJEIROS

HISTÓRIA DA CERVEJA NO BRASIL

As boas línguas “cervejólogas” pregam que Dom João era um grande bebedor de cerveja, e ao chegar em nossas terras sentiu falta de sua bebida preferida, e decidiu quebrar o monopólio comercial de Portugal, que dominava a colônia com seus produtos (vinhos), e abrir nossos portos para outros países produtores de cerveja. Claro que a história não é bem assim. Além das necessidades pessoais, Dom João necessitava movimentar comercialmente a até então colônia portuguesa. Colocar produtos estrangeiros em nosso território, significa maior arrecadação de impostos.

Até o final da década de 1830, a cachaça era a bebida alcoólica mais popular do País. Além dela, eram importados licores da França e vinhos de Portugal, especialmente para atender à nobreza. Nesse período a cerveja já era produzida, mas num processo caseiro realizado por famílias de imigrantes para o seu consumo.

Apenas a partir de 1859 é que começamos a ter produção de cervejas em nosso território e é ai que começa a história dos rótulos brasileiros de cerveja.
As primeiras cervejas produzidas e vendidas no Brasil não possuíam rótulos, e eram genericamente denominadas de “Cervejas Barbante”, essa expressão, que se tornou bastante popular até os dias atuais. Essa expressão vem do fato de que as cervejas da época eram condicionadas em garrafas de vinhos, arrolhadas. Como a indústria era bastante rudimentar e as técnicas de carbonatação eram poucos conhecidos, as produtores da época amarravam a rolha ao gargalo com um barbante, para evitar abertura espontânea devido ao acumulo não controlado de CO².

HISTÓRICO DOS RÓTULOS DE CERVEJAS NO BRASIL

Primeiro Período: de 1808 a 1921

Neste período os rótulos serviam principalmente como etiqueta de identificação, neles contavam os dados do fabricante e o nome do produto. Uma característica comum, já naquela época era o fato das cervejarias destacarem sua origem. A maioria dos rótulos frisavam que eram

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas