Palestina x Israel

Páginas: 16 (3908 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2014
Escola Estadual João Ramalho
Disciplina de Geografia




Luana Ferreira de Lima







Narrativas Históricas e Geográficas







São Bernardo do Campo
2014
Luana Ferreira de Lima




Narrativas Históricas e Geográficas






Comparar as duas narrativas sobre a Palestina contemporânea, ou seja, sobre a região que atualmente abrange o estado de Israel eos territórios palestinos (Faixa de Gaza e Cisjordânia). Uma delas é a narrativa israelense ou seja, a interpretação histórica e geográfica sobre a formação do estado de Israel. A outra é a narrativa palestina ou seja, a interpretação da liderança política do povo palestino sobre a formação do Estado de Israel.







São Bernardo do Campo
2014
Índice

Página 4 – Introdução.
Página 5 –Narrativas Geográfica e Históricas.
Página 6 – Como começou a Guerra entre a Palestina e Israel.
Página 7 – Dominação Britânicas
Pagina 9 – Proposta da ONU.
Página 10 – Fundação de Israel.
Pagina 12 – Guerra dos Seis Dias.
Página 13 – Tratado de Oslo.
Página 15 – Análise Cartográfica da Evolução da Palestina.
Página 16 – Conclusão.
página 17 – Referências Bibliográficas.Introdução.

Esse trabalho busca apresentar narrativas históricas e geográficas sobre o conflito que se dá entre a Palestina e Israel, ambos disputando a conquista da Palestina. O início desse conflito deu-se por inúmeros motivos, entre eles motivos históricos, religiosos, políticos e materiais. O trabalho dará ênfase em cinco pontos específicos desse conflito, entre eles: O domíniobritânico, proposta da ONU, Fundação de Israel, Guerra dos Seis Dias e o Tratado de Oslo.
O objetivo desse trabalho é o entendimento desse conflito em todos os seus âmbitos, desde seus motivos religiosos aos políticos. Além de apresentar o ponto de vista sobre os dois grupos diante dos cinco fatos escolhidos, além da visão sobre a partilha dessas terras e sobre as guerras que constroem sua história. Esua importância mundial ao longo do tempo.

















Narrativas Geográficas e Históricas.

O resumo do texto, é do Autor: Meron Benvenisti, vice-prefeito de Jerusalém. Colunista do Jornal Haaertz.
O texto a seguir foi extraído da Obra: Sacred Iandscape. Que mostra e discute como foi feito para colocar no lugar de uma "Paisagem Árabe" uma "Paisagem Judaica".
O pai doautor participou de um grupo que a partir de 1949 criou mapas oficias israelenses.
Em Julho de 1949, nove acadêmicos, conhecidos em sua área de cartografia, geografia e etc. Foram até o escritório do Primeiro Ministro, eram antigos colegas e associados a SEI (Sociedade de Exploração de Israel).
SEI: Era igual a outras instituições de pesquisa geográfica de outros países, porém era respeitada pelaopinião pública (grande parte da sociedade concorda e se encaixa na opinião do que é certo ou errado dessa parte) judaica, e suas qualidades eram iguais aos da Sociedade Real de Geografia na idade do ouro, e na era vitoriana (quando a rainha vitória assumiu o trono). E do mesmo modo que a Sociedade Real de Geografia, realizava pesquisas na África e no Canadá, quis conhecer o mundo e anexa-lo aoimpério. A SEI queria estabelecer seus direitos sobre a pátria de antes. E seu objetivo era 'desenvolver e avançar o estudo da pátria, dando importância á implantação humana e conexão da história da sociedade entra o povo de Israel e "Eretz Israel". Ou seja, eram duas instituições quase idênticas, mas de países diferentes, portanto exploravam lugares diferentes que possuíssem referências sobre seuspaíses e que demarcassem limites de seus próprios territórios, com base em pesquisas feitas por eles destes territórios.
E construíram um comitê com objetivo de nomear as extensões do Neguev e Arava, e tinham que ser nomes Hebreus para todos os lugares, montanhas e etc. Que mesmo após sair de uma guerra e sair de um ciclo de mortes, e estar com centenas de problemas se preocupava em demarcar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Israel x Palestina
  • Palestina x israel
  • israel x palestina
  • Israel x Palestina
  • Conflito israel x palestina
  • Questão Palestina x Israel
  • Israel x palestina
  • Israel x Palestina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!