Paleomagnetismo e Expans o dos fundos oceânicos

500 palavras 2 páginas
Paleomagnetismo e Expansão dos fundos oceânicos Quando em 1912, Wegener propôs a hipótese da deriva dos continentes, desde logo teve uma feroz oposição por parte dos geofísicos, uma vez que, segundo eles, não existiam forças com capacidade suficiente que justificassem o movimento de enormes massas continentais.
No entanto, foram os dados oriundos da geofísica que mais tarde vieram apoiar os argumentos de Wegener.

O campo magnético terrestre pode apresentar variações num curto período de tempo que podem fazer variar os valores da intensidade, declinação e inclinação magnética. Em relação aos valores teóricos, estes podem apresentar grandes desvios.
Por exemplo, a presença de jazigos de ferro pode fazer aumentar significativamente os valores do campo magnético num dado local originando-se uma anomalia.
As anomalias podem classificar-se:

Positiva - apresentam um valor maior relativamente ao valor médio da região;
Negativa - quando o valor obtido é menor que o valor esperado;

Ao longo do tempo geológico ocorreram variações muito significativas no campo magnético terrestre, com inversões completas da sua polaridade.

O paleomagnetismo procura determinar a direcção do vector do campo geomagnético existente na altura da formação de uma determinada rocha cujos materiais são sensiveis a esse campo magnético. Consegue-se realizar leituras paleomagnéticas no fundo oceânico, pois este é constituido por basalto, uma rocha com magnetite, um mineral altemente magnético. Determinações realizadas com o auxílio de magnetómetros muito precisos, feitas perpendicularmente aos eixos das dorsais, mostravam a presença de zonas onde as medições do campo magnético apresentavam valores muito elevados (anomalias positivas) e zonas onde esse registo é muito mais fraco (anomalias negativas).
Estas bandas com o registo das anomalias são paralelas e simétricas em relação ao eixo da dorsal.

Desta forma, foi possível identificar um grupo de rochas dos fundos oceânicos que

Relacionados