PALEOCRISTANDADE

518 palavras 3 páginas
O cristianismo é a maior religião do mundo, seu elemento central é a figura de Jesus Cristo e a partir Dele emergiram as crenças e os valores a serem seguidos.
A cidade de jerusalem foi o centro da primeira comunidade cristã até a destruição da cidade pelos romanos em 70d.c
Os primeiros tempos de cristianismo era visto como seita judaica dentro do império romano, pois os romanos não admitiam a adoração e o culto do imperador como o único senhor
A perseguição dos primeiros cristãos levou-os a praticar o seu culto clandestinamente
A reunião era feita em catacumbas ou galerias subterrâneas
Catacumbas
Arte funerária – famílias cristas escavavam galerias para enterrar os mortos e havia arte nas paredes.
Icnografia paleocristã – figuração humana, representação dos santos para ensinar a religião às pessoas analfabetas. Figuras naturalistas com temas do antigo e novo testamento.
Imperador Constantino aceitou o cristianismo dando origem ao império cristão.
ARTE
Antes do inicio do século 2 os cristãos eram um grupo minoritário de classe baixa e era perseguido, por isso não produziam obras de arte duradouras.
Pintura - No inicio do século 2 começa a surgir pinturas em murais nas catacumbas. O corpo humano era representado de maneira proporcional e bidimensional.
As primeiras pinturas foram Jesus representado por símbolo Ictus(peixe), profeta Jonas (três dias no ventre da baleia significava o intervalo entre a morte de cristo e a ressureiçao) e Daniel (na cova dos leões) Orfeu (encantando animais).
Mosaico – com o desenvolvimento da arquitetura e a necessidade de decorar os espaços surge o mosaico. Utilizado para revestir pavimentos é feito a base de pequenos cubos de mármore(tesselas) facil de modelar e pouca intensidade cromática.
Printura de mural afresco – constituíam o interior da igreja com imagens policromaticas substituindo o mármore pelo vidro colorido. Os desenhos feitos a partir do vidro não parecem com a realidade e os personagens apresentam-se como seres

Relacionados