palacios

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
Medici
A sua fachada é uma obra prima de sobriedade e elegância, com uso de janelas duplas com arcos de volta completa e da rusticação gradual, ou seja, com pedras muito salientes no andar térreo, mais aplanadas no primeiro andar e com blocos macios e apenas enquadrados no segundo andar, colocando assim em relevo o aligeiramento natural dos volumes em direcção ao topo. Nos dois andaressuperiores abrem-se as janelas duplas encimadas com o símbolo dos Médici encastrado ao centro. No último andar existia uma loggia, que actualmente se encontra murada. Nas cornijas com parapeitos esculpidos encontram-se presentes merlões, o que lhe acentua o carácter militar. Ao longo dos lados este e sul corre um "banco de rua", uma base alta em pedra, o qual servia razões práticas e estéticas.Rucellai
O palácio foi construído, entre 1446 e 1451, por Bernardo Rossellino, segundo desenho de Leon Battista Alberti, com a fachada concluída quando quase todos os ambientes internos estavam acabados, em 1465. Foi encomendado por Giovanni Rucellai, um proeminente membro da família Rucellai, ricos tintoreiros de tecidos.
A fachada, com um colmeado de pietraforte uniforme e plano, é subdivididahorizontalmente por entablamentos com uma complexidade cada vez maior e mais finamente decorados em direcção ao alto, na qual os motivos decorativos formais de uma correcta ordem clássica foram substituídos pelos brasões dos Rucellai. No andar térreo, lesenas de ordem toscana dividem a superfície em espaços onde se abrem dois portais (na origem era só um, mas foi duplicado simetricamente quando opalácio e a fachada foram redobrados). Os encaixes onde foram colocadas as portas são muito mais amplos que os outros e são, por outro lado, marcados com os mesmos escudos elegantemente esculpidos das janelas do primeiro andar. Frente ao palácio existe um banco de rua, um outro elemento com utilidade prática para quem passa, que criava uma espécie de base plana para o próprio edifício, como se setratasse de um estilobate. O espaldar do banco reproduz o motivo da opus reticulatum (obra reticulada) romana.
No primeiro andar (piano nobile) lesenas do tipo coríntio, de forma pouco rica, e no último andar, lesenas do mesmo tipo mais simples e precisas, alternam-se com janelas, modeladas por arcos de volta completa e colunas bíforas. As três ordens sugerem muito claramente a estrutura do Coliseude Roma. Também o colmeado é inspirado na arquitectura romana, como é o caso das bases imitando o opus reticulatum.
A parte superior do palácio está coroada por uma cornija pouco saliente, apoiada por mísulas, atrás da qual está escondida uma loggietta ornada por pinturas monocromáticas do século XV, algumas atribuídas ao círculo de Paolo Uccello. O friso do piso térreo contém as insígnias dafamília Rucellai: três penas numa argola, as velas infladas pelo vento e o escudo familiar, que também aparece nos escudos acima das portas.
O estilo do palácio constitui um ponto de partida para toda a arquitectura das residências civis do Renascimento, sendo seguido por Bernardo Rossellino, aluno de Leon Battista Alberti, na execução do Palazzo Piccolomini em Pienza, e inspirando,especialmente, Michelozzo na realização doPalazzo Medici Riccardi, o qual se tornou num verdadeiro cânone para todos os outros grandes palácios florentinos, como o Palazzo Strozzi, oPalazzo Antinori ou o núcleo antigo do Palazzo Pitti.

Pitti
Palácio Pitti (Palazzo Pitti) é um grande palácio renascentista de Florença. Está situado na margem direita do rio Arno, a muito pouca distância da Ponte Vecchio. Oaspecto actual do palácio data do século XVII, tendo sido originariamente (1458) projectado por Filippo Brunelleschi, ou pelo seu aprendiz Luca Fancelli, como residência urbana de Luca Pitti, um banqueiro florentino. Foi comprado em 1539 pela Família Médici, para servir de residência oficial dos Grandes Duques da Toscânia. Já alojou importantíssimas famílias para além dos Médici, como os Lorena,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Palacio
  • Palácio Itamaraty
  • Palácio do Lavrado
  • Palácio de Versalhes
  • Palacio de cristal
  • palacio cristal
  • Palácio de cristal
  • palácio de blenheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!