Palacio Vacchio

1307 palavras 6 páginas
A FUNDAÇÃO DE FLORENÇA

A fundação de Florença data dos tempos romanos, mas há evidências de que já tivesse sido ocupada em tempos pré-históricos. Na parte mais antiga da cidade você pode ver a marca dessas origens romanas, da Florença colônia de César. Para a defesa, a cidade foi construída na confluência de dois rios: Arno e Mugnone, onde as populações foram dispostas em tempos mais remotos.
Planejada em forma retangular, a cidade foi colocada dentro de muros ao longo de um perímetro de 18 quilômetros. A área construída, assim como todas as cidades fundadas pelos romanos, é caracterizado por estradas retas que se cruzavam perpendicularmente. As duas estradas principais levavam a quatro portas e convergiam na praça central, o Fórum Urbis, agora Piazza della Repubblica, um lugar destinado à cúria e ao templo dedicado à Tríade Capitolina (Júpiter, Juno e Minerva). Achados arqueológicos, muitos dos quais surgiram durante as obras da reforma no antigo centro da cidade, permitiram localizar e identificar os restos de grandes obras públicas, tais como as Termas Capitolinos, os banhos de Capaccio, o sistema de esgoto, pavimentação de ruas e do Templo de Ísis, na Piazza San Firenze. Naquela época, o Arno ainda não estava na área interna dos muros, havia um porto fluvial, que representava uma infraestrutura muito importante para a cidade, dado que no período romano o rio era navegável desde a boca até a afluência com o Áfrico, na montante de Florença, e a primeira ponte na história florentina foi construída perto da atual Ponte Vecchio, em torno do século I d.C.
Os primeiros sinais do advento do cristianismo remetem à adoração ao decano Lourenço e para a Santa palestina, Felicita. Sendo assim, as primeiras igrejas construídas em Florença foram: San Lorenzo, consagrada em 393 a primeira diocese da cidade, e Santa Felicita, cujas origens remontam aos quarto e quinto séculos. No entanto, os florentinos não tiveram um bispo antes do terceiro século d.C. O primeiro registro

Relacionados