Palácio de Versalhes

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
O Palácio
Localizado na cidade de Versalhes, que atualmente é um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família Real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França.
Tal localização é proveniente da menor idade do rei Luís XIV e o tumulto da cidade de Paris, assim como suas doenças, causadas pelaenorme população que viva na mesma.
Considerado o maior palácio da época e um dos maiores na atualidade. O Palácio de Versalhes possui uma extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo em seu interior 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um parque de aproximadamente 700 hectares.
Tal palácio foi projetado pelo arquiteto francês Louis LeVau, porém só concluídodepois de sua morte por Jules Hardouin-Mansart.

Luxo e Riqueza
Bastante conhecido pela sua exuberância, riqueza em detalhes e ouro, o palácio foi alvo de alguns relatórios que estimavam o custo de manutenção. Relatórios esses que apontavam valores que chegavam a 25% do rendimento do governo francês. Porém, alguns historiadores discordam desses valores e apontam que o custo total não passavade 6%.
Em 2001, os historiadores Mifflin e Littell, divulgaram um relatório que estimava os custos das obras em cerca de US$ 2 bilhões, contudo muitos discordaram desse valor, mencionando a existência de relatórios financeiros da época, que indicavam gastos de 60 milhões de livres de ouro (antiga unidade monetária francesa), o que leva a valores entre 12 e 300 bilhões de dólares.

ArquiteturaGrand Appartement du Roi (Grande Apartamento Real) – Era formado por um espaço que com o grand appartement de la reine ocupava todo o primeiro andar do palácio. Era o espaço particular do rei, porém Luís XIV achou o lugar vago e com aspecto tenebroso, preferindo assim ocupar os cômodos de seu pai. Tal feito transformou o grand appartement du roi em uma sala reservada apenas para funções de corte.A estrutura projetada por Louis LeVau tinha um sistema por heliocentro, sendo o centro o Salão de Apolo (Salon d’Apollon), sendo este formado por outros salões, os quais também levavam o nome de planetas bem como suas divindades, eram eles: Salon de Diane (Diana, deusa romana da caça; associada com a Lua); Salon de Mars (Marte, deus romano da guerra; associado com o planeta Marte); Salon deMercure (Mercúrio, deus romano do comércio, associado com o planeta Mercúrio); Salon de Jupiter (Júpiter, deus romano da lei e da ordem; associado com o planeta Júpiter); Salon de Saturne (Saturno, deus romano da agricultura e colheitas, associado com o planeta Saturno); Salon de Vénus (Vénus, deusa romana do amor; associada com o planeta Vénus).
O espaço é decorado por estatuas e ornamentos emprata e ouro, trabalho todo efetuado por Charles Le Brun em estilo decorativo italiano.

Grand Appartement de lá reine (Apartamento da Rainha) – Este cômodo é formado por uma fila de sala, o Grand Cabinet: usada para audiências formais dadas pela rainha Maria Antonieta; Antichambre: sala usada pela família real, para promover banquetes públicos e também usada como teatro; Chambre de lá Reine:Utilizado como quarto da rainha, tendo sido invadido por revoltos nas noites de 6 e 7 de outubro em 1789, obrigando a rainha Maria Antonieta a fugir por um corredor secreto que ligava aos cômodos do rei.

O grand appartement de lá reine foi utilizado como residência de três rainhas francesas, Maria Tereza de Espanha(esposa de Luís XIV); Maria Leszczynska (esposa de Luís XV) e Maria Antonieta (esposa de Luís XVI).
Salle des gardes de la reine foi o quarto onde se deu o combate entre os revoltos da revolução francesa e os guardas da rainha que morreram tentando protegê-la.

Appartement du Roi – Suas salas tinham vista para o pátio de mármore. Estas ficavam situadas no palácio velho, e tinham sido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • palácio de versalhes
  • Palacio de versalhes
  • Simbologia do Palácio de Versalhes
  • Versalhes
  • Palácio
  • Versalhes
  • Palacio
  • versalhes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!