PAISES LESTE EUROPEU - BULGARIA

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
BULGARIA
Fundada no ano de 681. A sua localização no coração dos Balcãs, precisamente na confluência da Europa com a Ásia, marcou profundamente toda a sua história e foi um importante fator no cruzamento entre raças, religiões e culturas. A isso se deve a sua riquíssima herança cultural de origens Trácias, Gregas e Romanas.
A Bulgária habitada desde a pré-história mantêm, ainda hoje, traços emonumentos das diversas épocas e tem um valioso património não só histórico como cultural e religioso. Mas neste belo país encontramos também uma impressionante diversidade biológica e paisagens deslumbrantes. A norte, predominam as vastas planícies das margens do Danúbio e, a sul, as montanhas e planaltos. Os Balcãs atravessam o país até ao Mar Negro, a este, e aí se encontram algumas das maiorespraias da Europa. 
Integrada na União Europeia em 2007, a Bulgária é uma república cuja capital é a cosmopolita cidade de Sofia. Hospitaleira e simpática, a sua população (7.7 milhões de habitantes) é maioritariamente Cristã Ortodoxa. Mas há também uma minoria Muçulmana e pequenas comunidades de Católicos e Judeus.
Deliciosa, a cozinha búlgara é bastante variada e caracteriza-se não só pelassuas excelentes carnes e peixes frescos, como pela abundância de vegetais e frutos da época. A Bulgária é ainda produtor de excelentes vinhos de castas variadas.

HISTÓRIA
A Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia. Faz parte da União Europeia desde 1 dejaneiro de 2007.
O primeiro estado búlgaro formou-se ao final do século VII. Nos séculos seguintes, entrou em guerra contra o Império Bizantino por diversas vezes para garantir a sua existência. Porém, não logrou resistir à invasão do Império Otomano, ocorrida ao final do século XIV.
A Bulgária recuperou sua independência em 1878, como um Principado Autônomo e sua independência total foi proclamadaem 1908. Pouco tempo depois, nos anos 1912 e 1913, envolveu-se na Guerra dos Balcãs. Durante a Primeira Guerra Mundial e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial, combateu ao lado das nações que vieram a ser derrotadas no conflito.
Finalizada a Segunda Guerra Mundial, ficou sob a influência da União Soviética e tornou-se uma república popular em 1946. O governo comunista encerrou-se em 1990, quandoo País teve eleições com a participação de diversos partidos.
A Bulgária faz parte da OTAN desde 2004 e aderiu à União Européia em 2007.

ECONOMIA
A economia da Bulgaria está baseada na indústria que sofreu uma forte modernização nos últimos anos. As principais produções industriais são os materiais de construção, o aço, os adubos, o papel, os têxteis, a cerveja, o vinho e oseletrodomésticos. O pais não dispõe de abundantes recursos naturais, sendo apenas realçada a produção de lignite.
Na agricultura, além dos cereais, são também cultivados o girassol e a batata.
A indústria de transformação alimentar é a segunda em importância de entre a indústria na sua totalidade, tendo já representado cerca de 21% da produção industrial total. Em 1996 a indústria alimentar trabalhou a 30%, oumenos da sua capacidade. A indústria alimentar caracteriza-se pela presença de dois tipos de empresas. Por um lado existem as antigas grandes empresas, muitas delas com dificuldades financeiras e por outro pequenas unidades privadas, com uma pequena porção de mercado, que está no entanto em ascensão.
O sector da maquinaria agrícola sofreu bastante com a transição. A capacidade de produção dosetor diminuiu consideravelmente e a maquinaria disponível está agora quase obsoleta e provavelmente em grande parte não utilizada.
A produção de fertilizantes e de produtos químicos fitossanitários baixou consideravelmente desde 1989. A utilização destes fatores de produção diminuiu também de modo drástico no mesmo período, por duas razões principais: 1) a falta de financiamento generalizada e 2)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cambio dos paises do leste europeu
  • leste europeu
  • Leste europeu
  • Leste Europeu
  • Leste europeu
  • O leste europeu
  • leste europeu
  • Leste europeu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!