Paisagens Sonoras

Páginas: 21 (5143 palavras) Publicado: 5 de março de 2014

PAISAGENS SONORAS
O Mundo Visto Através dos Sons








Colégio Brasileiro de São Christovão
8ª Feira de Arte e Cultura




Índice


Introdução
02


As Paisagens Sonoras
03


O Estudo das Paisagens Sonoras
05


A Música e as Paisagens Sonoras
09


Educação Especial, Ensino Integrado e Educação Inclusiva
10


O Ensino Especial inserido na LegislaçãoBrasileira
12


As Paisagens Sonoras e a Educação Inclusiva
15


Referências Bibliográficas
16


Integrantes do Grupo
17





Introdução


O conceito de “paisagem sonora” tornou-se conhecido a partir da década de 1960, através do trabalho produzido pelo músico canadense Murray Schaffer. Em seus estudos, ele trabalha com a percepção de sons de diversos ambientes e utilizaestratégias para sensibilizar o ouvido de seus alunos, como fazer um passeio por um bosque de olhos vendados.

Povos e culturas diversos apresentam paisagens sonoras diferentes. A paisagem sonora na qual vivemos nos traz o sentimento de pertencimento, de fazer parte daquele ambiente.

O uso das “paisagens sonoras” na educação inclusiva de deficientes visuais é importante, eficientemente dando aessas pessoas a possibilidade de usar o sentido aguçado da audição, que lhes é bastante desenvolvido, para melhor aprender e se desenvolver.
As Paisagens Sonoras


Múltiplas pesquisas sobre a paisagem têm feito ressaltar a importância de novas dimensões, que vão para além da simples apreensão visual ou da resultante das interações entre o Homem e o Meio. Por um lado, têm valorizado aimportância de outros sentidos na apreensão das paisagens (o olfato, o ouvido, o tato) e, por outro lado, têm sido revelada nas “novas paisagens” outras dimensões valorativas, para além da “paisagem como quadro de vida”

Para os povos primitivos, a acuidade auditiva era essencial à sua sobrevivência, muito mais do que qualquer outro sentido. Em contraste com a visão, que nos permite ver apenas o que está ànossa frente, o som situa-nos no meio do mundo, e nos primórdios da existência humana representava a melhor forma de escapar aos predadores.

Se o Homem tivesse tido a possibilidade de fixar o som para a posteridade, esta seria uma das mais recorrentes fontes de informação da História. Essa ausência provocou uma negligência na análise do mundo através dos seus elementos sonoros, em comparaçãocom os registos visuais, desde a pintura à escrita, a fotografia ou a imagem em movimento.

O Homem cedo sentiu necessidade de se representar, mas a incapacidade de o fazer através do som deixou em branco vários séculos da história sonora do mundo. Como único registo temos a memória, perpetuada pelos músicos e orquestras de todos os tempos, das composições musicais que nos foram sendo legadas.O que era ouvido, a forma como o era e as construções perceptivas que resultavam do universo audível dos nossos antepassados, são uma incógnita para o homem moderno.

No mundo desenvolvido, o som tem menos significado e a oportunidade de experienciar sons naturais diminui com cada nova geração. Hoje há tanta informação acústica que por vezes nos é quase impossível ouvir com clareza. As máquinasgeram sons de baixa fidelidade que entorpecem a audição e o homem ensurdece, como consequência de um sentido debilitado pelas enormes pressões sonoras a que está sujeito. Cada vez mais preocupado com a imagem, prossegue num mundo invadido por sons que já não distingue. Acredita no que vê e não reflete sobre o que ouve. O ruído perturba-o porque ele procura ignorá-lo, esquecendo-se que uma parte desi é também ruído, interferência, corpo que se movimenta sonoramente num espaço, também ele, acústico.

Para os deficientes visuais, que pouco o nada podem contar com o sentido da visão, o mundo sonoro é muito importante. Para essas pessoas, a educação e o aprendizado têm que ser adquiridos através da utilização dos outros 4 sentidos do corpo, sendo a audição e o tato os mais utilizados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a sonoplastia
  • Resumo " O Sentido do trágico na paisagem sonora no mundo"
  • paisagem
  • Paisagem
  • Paisagens
  • paisagems
  • Paisagem
  • Paisagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!