paiper conceituação

2997 palavras 12 páginas
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Momento histórico do Serviço Social
Joseane de Jesus Brito
Maria Amélia dos Santos Oliveira
Mônica James Araújo Lima
Patrícia Santa Cruz Simas
Viviane Guimarães Dias P. da Silva
Prof.ª Silvia Maria dos Anjos Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Serviço Social (SES 0242) Módulo II

RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a importância do movimento de reconceituação para o Serviço Social brasileiro e seu papel fundamental na dinâmica de pesquisa e o desdobramento na construção da identidade profissional, e na teoria política ideológica, tendo em vista que o assistente social, pertencente à classe assalariada, também vai além, quando percebemos que a categoria se especializou no trabalho coletivo, em vigor na lei 8662/93 na continuidade e a ruptura de uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho.

PALAVRAS-CHAVES: Movimento de reconceituação, Karl Marx, ruptura, documentos e influências filosóficas.

INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de uma análise feita através de uma pesquisa bibliográfica referente ao movimento de reconceituação e suas influências no Serviço Social enquanto profissão.
O Serviço Social surgiu em meio aos conflitos existentes no início do século XX e possuía cunho social e benevolente, ou seja, caritativo. Ao longo dos anos foi influenciado pelo Estado e pela Igreja. Entre 1960-70, quando surgiram vários acontecimentos sociais iniciando uma análise e discussão à prática profissional (teoria/metodologia do serviço social) originando o Movimento de Reconceituação, tendo como objetivo promover um debate no meio social, acadêmico e político da categoria profissional, trazendo ideias de mudanças na área da epistemologia e metodológica num movimento crítico e dialético, causando uma ruptura com o conservadorismo. Vislumbrava-se também valorizar e sistematizar a prática, alcançando novas bases de legitimidade da ação profissional, considerando as

Relacionados