Paiped

5126 palavras 21 páginas
1. INTRODUÇÃO

Com a realização desse trabalho, temos por objetivo aprofundar o estudo político. Buscando entender a importância de estar envolvido com os acontecimentos políticos, nos levando a ter uma visão crítica e construtiva sobre o assunto.
2. A DEMOCRACIA BRASILEIRA

1. O que é democracia

É um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, forma mais usual. Uma democracia pode existir em um sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

A Democracia pode ser dividida em diferentes tipos: Democracia direta (democracia pura), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular.

Democracia representativa (democracia indireta), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.

2. Democracia no Brasil

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início de uma era democrática no país, marcado pela conhecida Revolução de 1930 que derruba o ex-presidente Washington Luís, acabando com a República Velha.

Em 1934, Vargas permanece no poder, sendo eleito pelo voto indireto através de uma Assembléia Nacional Constituinte. Fica até 1938 e cria vários benefícios para o trabalhador. Dentre alguns, estabelece a jornada de trabalho de oito horas diárias; torna a carteira profissional obrigatória; organiza a Justiça do Trabalho e institui o salário-mínimo em 1940, já previsto na Constituição de 1934.

Pressionado pelos militares, ele renuncia em 1945 e, em 1946, é eleito, ainda pelo voto indireto, seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra.

No mesmo ano, Dutra instaura uma Assembléia Nacional Constituinte e promulga a nova constituição, considerada mais democrática que a anterior na medida em que reflete sobre a derrota do nazismo e fascismo na 2ª Guerra

Relacionados

  • Paiped 02
    2479 palavras | 10 páginas