paes urdanetta

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2013
Ciclo Hierárquico da Informação de "Paes Urdanetta"

Dados, informação e conhecimento: conceitos que se completam.

Dados são segundo Davenport “observações sobre o estado do mundo”, pois são os fatos brutos quantificáveis facilmente estruturados e transferíveis, podendo ser observados e determinados pelas pessoas ou através de uma tecnologia apropriada. Urdanetta define dado como a“informação como matéria”, como por exemplo, registros simbólicos fonéticos ou numéricos ou signos linguísticos, lógicos ou matemáticos por meio dos quais se representam os conceitos ou as instruções. A informação, porém em um estágio com menos significado, não se referindo a dados como sendo somente afirmações verdadeiras ou falsas.

Informação é um conjunto de dados que, quando fornecido de forma umtempo adequado, ele conduz a o indivíduo conhecimento que ficando mais fácil para desenvolver determinada atividade ou a tomar determinada decisão.
A informação não solução para um antigo problema de como se orientar em meio ao caos que chamamos de mundo e lidarmos com ele. Neste caso, a informação é desprovida de significado e vale pouco, com o que complementa Urdanetta ao afirmar que, quandofalamos de informação, falamos de “informação como significado”, ou seja, do ordenamento dos dados em função da obtenção de um sentido conhecidamente relevante, com o que concorda Davenport, ao afirmar que informações são dados dotados de relevância e propósito, além de exigir um consenso em relação ao significado. Esse mesmo autor complementa com a assertiva de que, ao contrário dos dados, ainformação exige análise.

Conhecimento se dá pelo processo de introspecção e maturação da informação assimilada pelo indivíduo, com o que complementa Urdanetta ele é o produto da informação identificada pelo indivíduo, da experiência, de sua análise, criatividade, inovação, do estudo e das pesquisas. ao afirmar que o conhecimento é a “informação como compreensão”, são aquelas informaçõescompreendidas de estruturas de informação, ao serem adotadas pelo indivíduo, se integram a sistemas de relacionamento simbólico de mais alto nível e permanência. É a informação que pode ser entendida por qualquer pessoa que domine um código linguístico, pelo que pode ser compreendida. Davenport complementa ao assegurar que o conhecimento é a informação valiosa da mente humana, que inclui reflexão,síntese e um contexto, além de ser de difícil estruturação e transferência.

Dados + Contexto Específico = Informação
Informação + Experiência = Conhecimento

Merece destaque o esquema de hierarquização vertical de dados, informação, conhecimento e inteligência de Urdanetta. Esse autor propõe uma estrutura baseada nas noções de qualidade versus quantidade, classificando a informação em quatroníveis, na medida em que é agregado valor a cada nível, e nos apresenta essa estrutura através da “pirâmide informacional”, que é confirmada pelos estudos de Ponjuan Dante. Assim, explica que o atributo da inteligência é mais de caráter qualitativo que quantitativo, uma vez que depende mais da qualidade da informação adquirida do que de sua quantidade, ao contrário dos dados, onde a quantidade deinformação é mais importante que sua qualidade aparente.

Define inteligência como sendo a “informação como oportunidade”, ou seja, a informação oriunda de estruturas do Conhecimento, Inteligência, Informação e Dados que, sendo relevantes, permitem a intervenção vantajosa da realidade.

Em contrapartida, Davenport resiste em fazer a distinção pontual e delimitada entre dados, informação econhecimento, porque, segundo esse autor, ela é nitidamente imprecisa, até mesmo porque informação é um termo que envolve todos os outros elementos constitutivos da pirâmide informacional, além de servir como conexão entre os dados brutos e o conhecimento que se pode eventualmente obter. Davenport e Prusak afirmam que as diferenças entre esses termos são, normalmente, uma questão de grau e que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • paes
  • PAE
  • PAE PRONTO
  • Pães Internacionais
  • PAE EMPRESARIAL
  • fermentação de paes
  • Pães India
  • PAE NILO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!