PADRÕES DE CONCORRÊNCIA NOS GRUPOS INDUSTRIAIS BRASILEIROS

1652 palavras 7 páginas
PADRÕES DE CONCORRÊNCIA NOS GRUPOS INDUSTRIAIS BRASILEIROS

1. No grupo de commodities, verifique os fatores:

a) Definição do grupo industrial: Indústrias de processo contínuo que elaboram produtos homogêneos em grande tonelagem e que, adicionalmente, devido às características do seu sistema de comercialização, tem preços determinados em bolsas internacionais de mercadorias.
b) Fatores estruturais: Devido ao reduzido número de firmas, formam-se estruturas de mercado do oligopólio homogêneo, com a prevalência de pequena diferenciação de produtos e elevadas escalas técnicas da produção, relativamente aos demais ramos da indústria. Baixos custos unitários surgem como reflexo dos ganhos de escala proporcionados pela alta capacidade de produção. Fortes barreiras de entrada e saída, as produções nesses setores se destinam aos mercados interno e externo.
c) Fatores sistêmicos: A tendência ao acirramento da concorrência internacional, expresso na generalização de práticas de dumping, subsidio à produção domestica e às exportações, medidas protecionistas com crescente ênfase em barreiras técnicas ambientais ou sanitárias, obriga as empresas a adotarem estratégias fortemente ofensivas para penetrar em novos mercados ou mesmo manter posições já conquistadas.

2. No grupo de duráveis, verifique os fatores:

a) Definição do grupo industrial: Inclui as indústrias de montagem de larga escala. É formado pelos produtores de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrônicos de consumo, e caracterizam-se por incorporarem grande densidade tecnológica.
b) Fatores estruturais: A estrutura de mercado prevalecente é o oligopólio diferenciado e concentrado, isto é, esses são setores que apresentam altos graus de concentração econômica, em que as empresas buscam vantagens através de produção em grandes volumes de produtos diferenciados. Um novo produto implica novos componentes e novos sistemas fabris. É essa alta relação ‘’design + componente’’ sobre o valor da produção

Relacionados

  • Teoria do fato jurídico
    83442 palavras | 334 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas