Padronizão da solução de KOH

1001 palavras 5 páginas
1 Objetivo
Preparação e padronização de uma solução 0,1 mol. L-1 de hidróxido de potássio (KOH)
2 Introdução
Reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânionhidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.
A volumetria de neutralização compreende uma série de métodos baseados essencialmente na combinação de íons hidroxônio e hidroxila, conforme a equação: + OO
Assim, a concentração de um ácido numa solução pode ser determinada através da titulação da mesma por uma solução padronizada (ou de referência) de uma base. Esta deve estar em uma bureta, de onde é adicionada à solução do ácido contida num erlenmeyer, sendo o ponto final do procedimento evidenciado por um reativo auxiliar, chamado indicador. É claro que a concentração de uma solução de base pode, da mesma forma, ser determinada pela titulação da mesma padronizada de um ácido.
Titulação é a operação característica de análise volumétrica, que consiste na adição de solução de um dos reativos (no caso, solução de ácido ou base) a um volume conhecido da solução do outro reativo (no caso, solução de uma base ou ácido), até a equivalência entre os reagentes, muito proximamente evidenciada pela mudança sutil na cor do indicador.
Na volumetria de neutralização, o reativo auxiliar (indicador) é também um acido ou base de natureza orgânica, fracamente ionizável, e que possui propriedade de mudar sua cor de acordo com a mudança do pH do meio. Essa mudança de cor determina o ponto final do processo, consequentemente o volume do reativo consumido, através da graduação da bureta. Por outro lado, solução padronizada de uma substância qualquer é aquela cuja concentração é exatamente conhecida por ter sido aferida por um processo adequado, por exemplo, titulação com o emprego de padrões primários. O padrão

Relacionados