padre

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
I. O SONHO DE JOÃO XXIII: AGGIORNAMENTO E DIÁLOGO


A reflexão que me foi pedida, por abranger temas tão diversos como ecumenismo, diálogo inter-religioso e cultura no Concílio Vaticano II, requer de início uma chave interpretativa que permita fazer emergir o que todos eles têm de comum. Pois só assim chegaremos à raiz de onde brotaram, conheceremos o contexto onde se situam e ganharemosmaior compreensão dos mesmos. Um objetivo fácil de se exprimir, mas tremendamente difícil de se concretizar. Pois buscar uma perspectiva de leitura destes temas, enquanto apresentados pelo Concílio Vaticano II, implica necessariamente entrar no complexo debate sobre a correta interpretação deste mesmo Concílio, sobre o que foi sua real recepção com os respectivos acertos e desvios, sobre a fidelidadeou não a seu espírito. Naturalmente esta discussão extrapola a intenção de nosso estudo, tendo sido tratada com maestria e perícia noutra conferência deste seminário.

Mas o problema de encontrar uma perspectiva de fundo que elimine de antemão a impressão de abordarmos temas disparatados e justapostos, sem qualquer conexão interna, continua nos urgindo a pensar numa saída. Vamos nos deixar guiarpelo que poderíamos chamar de “o sonho de João XXIII”. Duas palavras sintetizam o que pretendia com o Concílio: aggiornamento e diálogo, como bem observou um insigne participante do mesmo1. Duas realidades que se completam, mas que também se implicam mutuamente. Elas nos ajudarão a descobrir em temas aparentemente tão diversos como os nossos o mesmo dinamismo de fundo, embora se manifestando emconfigurações diferentes.

Aggiornamento significa atualização, renovação, reforma mesmo. Pressupõe primeiramente um descompasso da Igreja com a sociedade envolvente, uma dificuldade, mais experimentada e sentida do que formulada, de proclamar na cultura de então a mensagem evangélica, uma convicção firme sobre o fim de uma configuração histórica do catolicismo2. De fato, os limites da erapós-tridentina já se faziam sentir. O Concílio de Trento teve o grande mérito de represar a ameaça de fragmentação da Igreja. Mas representou também um catolicismo romano afastado das outras tradições cristãs do ocidente e do oriente, entrincheirado diante da cultura moderna, e avesso ao contato com outras culturas nativas3. Para João XXIII não se tratava, portanto de corrigir erros doutrinais ou morais,como acontecera nos Concílios Ecumênicos anteriores. Fazia-se mister atualizar a mensagem da salvação procurando exprimi-la para o mundo moderno. Aqui se situa a originalidade do Concílio Vaticano II4.

Tarefa difícil que exige sério discernimento para não sacrificar elementos substanciais da fé cristã, como já alertara o próprio pontífice em sua alocução Gaudet Mater Ecclesia de 11 de outubrode 19625, embora esta distinção tenha se mostrado de maior complexidade nos anos seguintes. Pois, o caráter pastoral da doutrina dificulta a distinção clássica entre doutrina e disciplina ou dogma e heresia. Trata-se de um adjetivo que engloba doutrina e disciplina e vai além. Pois ele indica que o destinatário da mensagem evangélica deve ser levado a sério para poder captar esta mensagem. O queexige que seu contexto histórico e cultural seja respeitado, resultando daí uma configuração atualizada da verdade revelada6.

É a partir daqui que se pode entender a afirmação de alguns de que este foi um Concílio de transição7. Não no sentido de uma desvalorização de seu texto em nome do “espírito” que o animava, como se pudesse chegar a este prescindindo daquele. Mas enquanto indica aosvindouros que a tarefa de atualização prossegue e deve prosseguir para que a Igreja continue sendo o sacramento da salvação de Jesus Cristo ao longo da história. Mesmo que ela experimente temporariamente certo desequilíbrio, como já acontecera com Concílios anteriores. O aggiornamento e a pastoralidade influenciaram fortemente os padres conciliares, mas encontraram dificuldade em ser traduzidos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Padre
  • padre
  • Padre
  • padre
  • padre
  • Livro Padre
  • padre vieira
  • padre cicero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!