Padrões na riqueza de espécies

Páginas: 4 (761 palavras) Publicado: 28 de março de 2013
Padrões na riqueza de espécies

INTRODUÇÃO:
Como sugere o titulo do texto o capitulo 10 do livro fundamentos da ecologia, vem abordar e nos levar ao entendimento sobre o conceito de riqueza deespécies, nos esclarecerá que para haver riqueza de espécies assim como sua delimitação está totalmente ligado a diversos fatores e recursos existentes em uma determinada porção ocupada por qualquer tipode organismo vivo.
De acordo com o autor, “a riqueza de espécies pode ser maior em níveis intermediário de produtividade, intensidade de predação ou distúrbio, mas tende a aumentar com aheterogeneidade espacial”.
O texto também nos levara ao esclarecimento que a riqueza de espécies pode ser influenciada pelos fatores temporais como a variação climática, ou seja uma variação no climaimprevisível poderia trazer vários efeitos sobre a riqueza de espécies. Outra questão bastante abordada é porque o numero de espécies varia de lugar pra lugar e de tempos em tempos, como dito antes,diversos fatores influenciam para que ocorra esse variação de espécies.

1-ASPECTOS QUANTITATIVOS

Segundo o autor a medida utilizada para caracterizar uma comunidade e seus padrões de riqueza deespécies levando em consideração sua abundância é conhecido como índice de Shannon ou índice de diversidade de Shannon-Weaver . Estes recursos são utilizados para calcular a diversidade de espécies, suadiminuição e variação dos seus padrões.

2-UM MODELO SIMPLES DE RIQUEZA DE ESPÉCIES

O autor utiliza de um modelo simples para explicar a riqueza de espécies ele explica “quanto mais saturadafor uma comunidade, mais espécies ela conterá; de maneira contraria, haverá menos espécies presentes quando existirem menos recursos explorados.”
Um outro fator que o autor no texto é a questão dapredação e da competição interespecífica que podem influencia na riqueza de espécies. A competição interespecífica pode influenciar da seguinte forma, se está havendo uma competição os recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riqueza de espécies
  • Índices de diversidade; riqueza das espécies; abundância; dominância; equitabilidade.
  • ’O que ganhamos confundindo riqueza de espécies e equabilidade em um índice de diversidade’’
  • Padroes
  • Padroes
  • Riqueza
  • Padroes
  • Riqueza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!