PADRÕES ES PACIAIS DE CRIMES URBANOS

1066 palavras 5 páginas
2.1.3.4. Análise de Inteligência
“É o estudo da atividade criminal “organizada”, tenha ela sido ou não relatada à polícia, de maneira a apoiar o esforço da investigação policial na identificação de vínculos entre pessoas, eventos e patrimônio”. (Dantas & Ferro, 2006)
A Análise de Inteligência (AI) ocorre normalmente nos níveis estadual e federal, uma vez que o seu objeto de investigação e compreensão está vinculado com os crimes do “colarinho branco”, lavagem de dinheiro, crimes digitais, terrorismo, tráfico de drogas, redes de prostituição e roubo de carga, entre outros, que convergem, em sua maioria, para o crime organizado como definição, além de investigações específicas, as quais são auxiliadas com as informações e apresentações que se constituem o produto desta modalidade de análise. Grande parte das informações coletadas para suprir este processo de análise vem de procedimentos diferenciados, tais como vigilância, gravações, informantes, infiltração, listagem de telefonemas das operadoras, rastreamento de e-mails e endereços IP na grande rede mundial, entre outros.
2.1.3.5. Análise Criminal Investigativa
A Análise Criminal Investigativa (ACI) foca sua atenção nos perfis das vítimas e dos suspeitos, perfilando-os para o investigador, com base nos dados e informações disponíveis, de cunho sócio-demográfico e antropológico. Esta análise é normalmente efetivada no nível local de polícia, nas agencias locais e se difere do alinhamento mais profundo feito pelo FBI em relação aos serial killers e seqüestradores, mas levanta hipóteses gerais sobre o tipo de pessoa ou grupo que possam estar cometendo determinada série de crimes. (Osborne & Wernicke, 2003); Os métodos de análise, neste caso, levam o analista a avaliar cuidadosamente os aspectos taxonômicos das séries de crimes que estão ocorrendo subordinadas à determinado tempo e região, tais como furtos e roubos entre outros. Faz parte da metodologia afeita e este tipo de análise,

Relacionados

  • ciências
    46598 palavras | 187 páginas
  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas
  • Economia
    77423 palavras | 310 páginas
  • Antonio Bento Betioli Introdu O Ao Direito Ano 1989
    86824 palavras | 348 páginas