PADRÕES DE CONCORRÊNCIA NOS GRUPOS INDUSTRIAIS BRASILEIROS

Páginas: 7 (1652 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
PADRÕES DE CONCORRÊNCIA NOS GRUPOS INDUSTRIAIS BRASILEIROS

1. No grupo de commodities, verifique os fatores:

a) Definição do grupo industrial: Indústrias de processo contínuo que elaboram produtos homogêneos em grande tonelagem e que, adicionalmente, devido às características do seu sistema de comercialização, tem preços determinados em bolsas internacionais de mercadorias.
b) Fatoresestruturais: Devido ao reduzido número de firmas, formam-se estruturas de mercado do oligopólio homogêneo, com a prevalência de pequena diferenciação de produtos e elevadas escalas técnicas da produção, relativamente aos demais ramos da indústria. Baixos custos unitários surgem como reflexo dos ganhos de escala proporcionados pela alta capacidade de produção. Fortes barreiras de entrada e saída, asproduções nesses setores se destinam aos mercados interno e externo.
c) Fatores sistêmicos: A tendência ao acirramento da concorrência internacional, expresso na generalização de práticas de dumping, subsidio à produção domestica e às exportações, medidas protecionistas com crescente ênfase em barreiras técnicas ambientais ou sanitárias, obriga as empresas a adotarem estratégias fortementeofensivas para penetrar em novos mercados ou mesmo manter posições já conquistadas.

2. No grupo de duráveis, verifique os fatores:

a) Definição do grupo industrial: Inclui as indústrias de montagem de larga escala. É formado pelos produtores de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletrônicos de consumo, e caracterizam-se por incorporarem grande densidade tecnológica.
b) Fatoresestruturais: A estrutura de mercado prevalecente é o oligopólio diferenciado e concentrado, isto é, esses são setores que apresentam altos graus de concentração econômica, em que as empresas buscam vantagens através de produção em grandes volumes de produtos diferenciados. Um novo produto implica novos componentes e novos sistemas fabris. É essa alta relação ‘’design + componente’’ sobre o valor da produçãoa principal característica do padrão de concorrência nesse grupo.
c) Fatores sistêmicos: As empresas desses setores apontam para a importância da disponibilidade de mão-de-obra alfabetizada e da infraestrutura de treinamento, que lhes facilite a constituição de uma forca de trabalho competente nas novas praticas. Devido aos efeitos dinâmicos diretos e indiretos que geram sobre os níveis deatividade e emprego e o ritmo de difusão de progresso técnico, os investimentos realizados nessa indústria são fortemente atrativos para as regiões receptoras, fato que estimula as autoridades governamentais a concederem incentivos fiscais ou outros benefícios visando atrair a preferencia das empresas em suas decisões locacionais.
3. No grupo de tradicionais, verifique os fatores:

a) Definição dogrupo industrial: Congrega as indústrias que independentemente do sistema técnico de produção adotado (continuo ou montagem) tem como identidade a elaboração de produtos manufaturados de menor conteúdo tecnológico, destinados ao consumo final. Correspondem atividades que historicamente foram as primeiras a serem organizados industrialmente, como os produtores de alimentos, têxteis e vestuário.
b)Fatores estruturais: A variedade de produtos e de procedimentos produtivos esta associada a igual variedade na demanda. Assim, atuar em mercados sem segmentados é a norma para as empresas desses setores e uma de suas características mais marcantes. A segmentação está relacionada à estrutura de renda dos trabalhadores, quanto maior for à renda, menos o peso relativo do atributo preço e maior aimportância dos atributos adequação ao uso e atendimento as especificações dos clientes. Na maioria dos setores tradicionais, um numero grande de pequenos produtores é responsável por um proporção significante da produção total. Existem baixas barreiras de entradas nesse setor a novos concorrentes, o que impõem as empresas adotarem práticas de baixo custo de produção.
c) Fatores sistêmicos: Esses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Padroes Sociolinguisticos Do Portugues Brasileiro
  • Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência
  • Sistema brasileiro de defesa da concorrencia
  • Noções e padrões de beleza no imaginário brasileiro
  • Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e sua aplicação
  • Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC)
  • Sistema brasileiro de defesa da concorrência-sbdc
  • O Espaço Industrial brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!