PACT e IHC:Google

1975 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

O Google foi idealizado por Larry Page e Sergey Brin, estudantes de doutorada da Universidade Stanford, na Califórnia, EUA, em 1996. Os dois observaram que os buscadores convencionais exibiam resultados de acordo com o número de vezes que os termos apareciam na primeira página, então optaram por criar um sistema otimizado que analisasse a relação entre os sites. Inicialmente denominaram essa tecnologia de PageRank, na qual a relevância do site estaria condicionada ao número de páginas do mesmo e também pela importância dessas páginas em relação ao site original.
Depois de um tempo eles mudaram o nome para Google, a origem está relacionada ao número 1 seguido de cem zeros, indicando que o motor de busca poderia processar uma grande quantidade de informação.
No início, o Google funcionou ligado ao domínio ‘google.stanford.edu’ da
Universidade de Stanford, com direitos de autor mencionados à universidade.
O domínio “Google” foi registrado em 15 de novembro de 1997 e a empresa foi fundada em 4 de setembro de 1998, com o slogan “Don’t be evil”. A sede ficava na garagem de uma amiga de Page e Brin, Susan Wojcicki, em Menlo Park na
Califórnia.
Os

sócios

começaram

a

contratar

funcionários

e

correr

atrás

de

financiamentos, obtendo êxito. Mais tarde, em 2004, mais precisamente, ocorreu a primeira oferta pública do Google, a empresa ofereceu partes de ações a 85 dólares por ação. A venda rendeu 1,67 bilhões de dólares ofertando ao Google uma capitalização de mercado de mais de 23 bilhões de dólares. A maioria das ações permaneceu sobre controle do Google e muitos dos funcionários tornaram-se milionários imediatos.
Em março de 1999, a empresa fixou sede em Palo Alto, Califórnia, onde grandes empresas de startups tecnológicas congregam-se.
A partir de 2001, a Google adquiriu várias empresas, principalmente aquelas que apresentavam capital de risco, tais como Keyhole, que desenvolveu o
Earht Viewer, mais

Relacionados