Paciente crítico

Páginas: 10 (2450 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO










Caso Clínico- Paciente Crítico


























Janeiro
2015
1. Identificação do paciente: A.O.S.; Feminino; 69 anos; URCC Leito 502 B, Registro: 1889767.9. Admissão 13/12/14 às 14:10

2. Diagnóstico clínico e/ou suspeitas diagnósticas: Artritereumatóide (AR); Pneumopata intersticial associada a AR (Infiltração do interstício alveolar altera a troca de gases e provoca dispnéia progressiva).
Patologias associadas: HAS

3. Introdução: Artrite reumatóide- Doença inflamatória auto imune sistêmica. Caracterizada por poliartrite crônica, com freqüente progressão para destruição articular. Significante morbidade, incapacidade e comprometimentoda qualidade de vida. Incide em cerca 1 a 2% população, Adultos 40 – 60 anos, mais comum em mulheres (75%).
Fisiopatologia: Espessamento da membrana sinovial (hiperplasia e hipertrofia),forma-se extensa rede de novos vasos e infiltração de células T e B e neutrófilos. Essas céluas invadem a cartilagem e com a progressão da membrana sinovial se transformam em tecido inflamatório (panus) que inavadee destrói a cartilagem e o osso. Quadro clínico: Sinovite, dor nas articulações agravada com o movimento, rigidez articular simétrica.
As articulações interfalangianas distais costumam ser poupadas, o que é um sinal útil para diferenciar a artrite reumatóide da osteoporose e da artrite psoríaca.
Relação com alimentos: Ideal é ser introduzido alimentos com nutrientes antiinflamatórios/antioxidantes na dieta enteral do paciente para o tratamento : Vitamina C, Vitamina E, Omega‐3. E também vitamina B6 e ácido fólico pelo risco de espoliação destes. O tratamento medicamentoso da doença exige o uso de corticóide que altera os níveis de cálcio e vitamina D em longo prazo, suplementar se possível.

Doença Pulmonar Intersticia (DPI): São patologias do trato respiratório inferiorcaracterizadas pelo desarranjo alveolar e perda funcional da unidade alvéolo capilar. O acometimento anatomopatológico ocorre no espaço limitado entre as membranas basais do pneumócito (celula epitelial) e do endotélio, ou seja, o interstício. Pode haver comprometimento alveolar (alveolites), segue-se uma fase de fibrose intersticial progressiva e distorção do parênquima, levando à alterações de trocagasosa.DPI associada à AR ocorre mais em homens.

MAHAN,L.K.;ALIN,M.T. KRAUSE. Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12 ed. São Paulo: Rocco, 2010.
CHEMIN, SS; MURA JDP. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Rocca, 2007
Atualização e reciclagem. Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. 1999, pág. 223 a 230.
Naidich. Computed Tomography and Magnetic Resonance of theThorax. 1991, pág. 363 a 390.

4.História Clínica e social:
4.1 Queixa principal: Internada na enfermaria de reumatologia para investigação de lesões eritematobolhosas nos membros.
4.2 História da doença atual: (Início da doença – Não foi possível obter dados) Paciente após internação na enfermaria de reumatologia evoluiu com oclusão intestinal por hérnia inguinal direita encarcerada, sendosubmetida a hernioplastia ingnal direita há 5 dias *dados do dia 13/12/14* Há 72h evoluiu com edema agudo pulmonar, sem melhora da congestão pulmonar, sendo intubada ontem. Paciente tem pneumopatia agudo pulmonar associada a AR. Vem sendo acompanhada por cirurgia geral que orientou retida de pontos alternados da FO por saída de secreção sero- hemática da mesma.
Chegou a UTI intubada sob sedoanalgesia,hemodinamicamente estável com baixa infusão de nora. Instituída VM (PCV, PEEP: 10, FiO2: 100%).
4.3 História de doença pregressa e/ou cirurgia e/ou doença crônica: Osteoartrose de joleho secundária. Cirurgia:Hernioplastia ingnal direita. Diagnóstico de doença pregressa: HAS
4.4 História familiar de doença: Dados não obtidos.
4.5 História social: Dados não obtidos.

5. Medicamentos em uso:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pacientes criticos
  • Transporte de paciente crítico
  • TRABALHO DE PACIENTE CRITICO NOVO
  • Delirium no paciente critico
  • Trabalho de pacientes criticos
  • assistência ao paciente crítico
  • Portfólio pacientes críticos
  • DISTURBIOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES CRITICOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!