Pablo Neruda projeto quitetonico

680 palavras 3 páginas
UFS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL DESCRITIVO – CASA DE PABLO NERUDA

Caio Cesar Alves Neves

Laranjeiras
04/10/2013

Programa de necessidades:
Estar –
Jantar –
Cozinha –
W.C social –
Serviço –
Garagem –
Área externa, de lazer e eventos;
Palco –
Bar;
Suíte do Neruda –
Suíte para visitas –
Escritório e Biblioteca;
O programa de necessidades acima foi criado com intuito de satisfazer toda a vida social do poeta que era muito intensa e movimentada pois ele gostava muito de receber amigos em sua casa e estava sempre fazendo novos. Portanto a casa tem grandes áreas de vivência, circulação e vários acessos distintos. O programa vem ao mesmo tempo atender toda necessidade doméstica trivial com os ambientes básicos.
Tomando casas já construídas para Neruda como referência – mais especificamente Las Sebastiana e Las Chascona – criei um projeto que tentasse satisfazer todo seu espírito brincalhão e extremamente sociável e que desse espaço para sua enorme criatividade e constante vontade de interferir nas ambientações do projeto.
Neruda gostava muito de fazer reuniões e geralmente eram acompanhadas de boas comidas – os famosos “Assados do Neruda” realizados na casa de Los Guindos - principalmente as que ele mais gostava. Por isso criei uma espaçosa sala de jantar com uma mesa grande e uma área especialmente destinada ao preparo de assados que eram muito apreciados por Pablo e poderiam ser feitos no forno colocado próximo à cozinha e da sala de jantar ao mesmo tempo.
A casa possui três pavimentos e um pé-direito alto. Isso devido ao fato de Pablo Neruda gostar muito de olhar, de ter pontos altos de observação. “Se eu tivesse outra vida, gostaria de ser uma águia.” (Pablo Neruda, confidencia para seu amigo D.r Francisco Velasco.)
Para isso, foi colocado seu escritório e biblioteca no ponto mais alto, 3º pavimento, para que fosse também um excelente ponto para contemplar a vista que

Relacionados