Paúl de arzila

Páginas: 24 (5782 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
Importância da Conservação
das Áreas Húmidas

O Paul de Arzila

Ciências, Tecnologia, Saúde e Ambiente

Índice

1. Introdução 1
2. Reserva Natural do Paul de Arzila 2
3. Definição 2
4. Porque foi classificada 3
5. Procedimentos para a integração da rede Natura 2000 4
6. Enquadramento Legal do Processo de Ordenamento da RNPA 4
7. Riqueza biológica do Paul de Arzila - Fauna 7
8.Tratamento de Águas Residuais 14
9. Movimento social e cultural da população associado ao Paul 18
10. Conclusão 22
11. Bibliografia 23


Introdução
Ao efectuarmos este trabalho focalizámos o nosso estudo na Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA) nomeadamente, na sua riqueza biológica, cultural e social.
Abordámos também o enquadramento legal do processo, da área protegida e o tratamentode águas residuais (ETAR).
O objectivo deste trabalho é reforçar o valor inegável das zonas húmidas, e especialmente do Paul de Arzila, quer pelos seus benefícios ambientais, funcionando, como local de absorção e infiltração das águas pluviais, quer pela sua contribuição, para a criação de nichos microclimáticos.

Reserva Natural do Paul de Arzila

A Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA)insere-se, administrativamente, na NUT II (Região Centro) e NUT III (Baixo Mondego), repartindo-se pelas freguesias de Arzila, Pereira e Anobra, pertencentes, respectivamente, aos concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova. Dista, aproximadamente, 13 Km da cidade de Coimbra, e, cerca de 12 Km de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho.

A RNPA abrange uma área de 535 hacompreendendo duas áreas distintas: a) o núcleo central, com 165 ha, delimitado pela curva de nível dos 10 metros, correspondente à planície aluvial, onde se situa o extenso caniçal e a restante área com ocupação agrícola; b) a zona de protecção, com 370 ha, que se estende ao longo das encostas que ladeiam o vale, de ocupação maioritariamente florestal, verificando-se a ocupação agrícola nos terrenos quecircundam os espaços urbanos.

Alonga-se em parte do percurso da ribeira de Cernache, um afluente da margem esquerda do rio Mondego, a partir do qual, em 1950, foram abertas duas valas - a vala dos Moinhos ou do Monte (a nascente) e a vala da Costa (a poente), que drenam as escorrências das encostas adjacentes, tendo sido, posteriormente, aberta uma terceira vala - a vala do Meio, com o objectivode drenar os terrenos situados entre as duas valas já referidas, pois parte da área que hoje é apaúlada, foi outrora ocupada por arrozais. A vala do Meio tem origem numa exsurgência existente no local denominado Freixo, situado fora dos limites da RNPA, mas no interior da Zona de Protecção Especial (ZPE) do Paul de Arzila. As características de alagamento da planície aluvial na maior parte do anodevem-se, não só, à existência de exsurgências, localmente designadas por "olheiros", mas também ao facto de as cotas a montante serem mais baixas 2 a 3 metros que a jusante.

Definição

O Paul de Arzila, é uma reserva natural que integra a rede nacional de áreas protegidas (criadas ao abrigo do Decreto de Lei N.º 19/93, de 23 de Janeiro que e constitui “uma área destinada à protecção da florae da fauna”. As reservas integrais são zonas de protecção integral demarcadas no interior de Áreas Protegidas “destinadas a manter os processos naturais em estado imperturbável”

Porque foi classificada

A atribuição do estatuto de Reserva Natural ao Paul de Arzila (Decreto-Lei nº 219/88, de 27 de Junho), deve-se, especialmente, à sua importância ornitológica, sendo: zona de passagem outonalpara aves migradoras transarianas; área de alimentação e repouso para várias espécies, abrigo de espécies nidificantes estritamente paludícolas e local de invernada de espécies paleárticas.
O Paul de Arzila está inserido na Rede Natura 2000, que é uma rede ecológica para o espaço Comunitário da União Europeia. Esta rede tem por ”objectivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PAUL
  • Paul
  • Henri paul
  • Paul lazarsfeld
  • Paul Rand
  • Paul sartre
  • Paul klee
  • paul bocuse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!