P7 Evelly

1373 palavras 6 páginas
Condutividade
Experimento 7
Evelly Alves Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Química, Curso de Química Industrial, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Professor: Luciano Costa Almeida/Eliane Medeiros

Data da prática: 01/06/2015; Data de entrega do relatório: 02/07/2015

Resumo
É de extrema importância compreender as condições necessárias para que haja condução de eletricidade a partir dos conceitos químicos de substâncias iônicas e moleculares. Além disso, reconhecer alguns materiais que são condutores elétricos e entender porque alguns conduzem corrente elétrica e outros não.
Palavras chaves: Corrente elétrica; Condução; Reação Química;
Sumário
Resumo 1
Introdução 1
Metodologia 1
Resultados e Discussão 2
Conclusão 3
Referências 3
Questões 4

Introdução
A manifestação da eletricidade ligada á matéria, tem a ver com a propriedade de conduzir corrente elétrica de determinado material: a condutividade elétrica que, por sua vez, difere de um material para outro. Alguns materiais são bons condutores elétricos, outros não.
A corrente elétrica pode ser entendida como o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas que circulam por um condutor, quando entre as extremidades desse condutor há uma diferença de potencial, ou seja, tensão. Em outras palavras, a tensão elétrica pode ser entendida como uma "força" responsável pela movimentação de elétrons.
A condutividade  aumenta com o aumento da temperatura. Para equipamentos que não possuam o sistema de compensação automático de temperatura, a condutividade deve ser determinada a 25°C, que é a temperatura de referência. Além disso, a condutividade de uma solução depende do número de íons presentes, e o mais comum é utilizar a condutividade molar (m), definida por:
m =  / M
Onde:
m = condutividade molar (S.m2 /mol);
M = molaridade ou concentração molar (mol/L, M);
A condutividade molar varia com a concentração do eletrólito. Entre as principais razões para este efeito estão a

Relacionados