P1 Up1 Hist

4513 palavras 19 páginas
MARIANA DRAGONE PIRES
ROTEIRO DE ESTUDOS P1 UP1 - HIST CLAUDIA

TIPOS DE MOVIMENTO/MUDANÇA
Se história é movimento, é um conjunto conjuntural intermitente. História é uma teia, cujos fios são os fatos, que se movimentam e se relacionam intermitentemente com outros fios, produzindo assim o movimento histórico. Em história nada é, tudo está.
Na História existem dois tipos de movimento:
 Conjunturais: quantitativos, periféricos, “perfumaria”, ex.: fatos
Várias mudanças conjunturais podem tornar-se uma mudança estrutural, mas não necessariamente devem.
Existe um grupo que acredita que nunca houve mudança estrutural no Brasil, todas foram mudanças de continuidade. A independência do Brasil é entendida como conjuntura, a ditadura militar também. Há aqueles que discordem, dizendo que a ditadura pode ser entendida como uma mudança estrutural parcial no âmbito político, uma vez que se instalou o autoritarismo. Em alguns casos, vai da interpretação de cada um...

Estruturais: qualitativos, centrais, núcleo. Ex.: queda do muro de Berlim para a Alemanha oriental; revolução industrial as mudanças estruturais podem ser:
- parciais, mudança que não se dá em todos os aspecto. Ex.: passagem do feudalismo para o capitalismo, porque a nobreza continuou no poder; 11 de setembro, os EUA perdem sua liberdade; semana de 1922 é uma mudança estrutural parcial no âmbito da cultura/arte, não é um acréscimo, é o novo
- totais, mudança que se dá em todos os aspectos, ou seja, no âmbito econômico, politico, social e cultural. Ex.: surgimento das cidades; revolução socialista Russa as mudanças parciais e totais podem ser de:
- ruptura, que se dá em um curto espaço de tempo, geralmente é revolucionário. Ex.: revolução francesa
- continuidade, quando é quase que um processo. Ex.: passagem do feudalismo para o capitalismo

HISTÓRIA, ENTÃO, É MOVIMENTO?
As formas do homem existir coletivamente no mundo foram e são:
 Bandos - grupo de homos/homens que não tem estrutura alguma, aquilo que os

Relacionados

  • Plano de Língua Portuguesa
    81742 palavras | 327 páginas
  • Trabalho Unopar
    288096 palavras | 1153 páginas