P1 psico espm

3964 palavras 16 páginas
PSICOLOGIA

Surgimento da psicologia cientifica Data oficial do surgimento da psicologia – 1879, em Leipzig, na Alemanha. Willheim Windt (1832-1920) realiza a primeira experiência da psicologia cientifica. O experimento inaugural da psicologia consistia numa situação muito simples, onde se tentava medir o tempo de reação dos sujeitos, que deviam apertar um botão assim que percebessem um estimulo luminoso.

Psicologia e o senso comum Desde sempre o ser humano se interessou em compreender seu próprio comportamento e o dos outros seres humanos. Possuímos um enorme “acervo pessoal” de informações sobre o comportamento humano, que nos ajuda a compreender e interpretar nosso próprio comportamento e o de outras pessoas e organizar nossa conduta perante os outros (“Psicologia do senso comum”) .

Então, o que chamamos de Psicologia “Científica”? Características que diferenciam a ciência do conhecimento de senso comum:
-Objeto específico
-Linguagem rigorosa.
-Métodos e técnicas específicas
-Processo cumulativo do conhecimento
-Objetividade
Historia Antes do surgimento da Psicologia, as questões que depois foram desenvolvidas por ela, eram trabalhadas principalmente pelos filósofos, mas não numa perspectiva experimental. Desde a Grécia já havia autores que tentavam descrever o funcionamento da “alma humana”, mas a partir de dados de observação cotidiana ou então a partir de especulações, construindo sistemas que permaneceram inalterados durante séculos (como o sistema escolástico, presente desde a Idade Média) e que não admitiam contestação ou transformações. Com o surgimento da Psicologia científica, no século XIX, esse panorama muda, e o comportamento humano passa a ser investigado de forma mais sistemática e rigorosa, de acordo com os métodos utilizados pelas ciências naturais.

Objeto da Psicologia Normalmente a Psicologia é definida como a ciência do comportamento e dos processos mentais. Ou ainda poderíamos dizer

Relacionados

  • Textos VIII Forum de AT OUTUBRO 2014
    38450 palavras | 154 páginas
  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas