P1 Introdu O A Sociologia 2015

250 palavras 1 página
Prova 1 – Introdução à sociologia (ADM/CC)

Escolha duas questões abaixo e responda:

a) Ao definir os “fatos sociais”, Durkheim passa por assuntos como coerção, resistência (à coerção), ação inconsciente e ilusão. Mencione esses elementos para descrever como, para o autor, as sociedades e seus grupos parciais determinam em larga medida o comportamento individual.

b) As preocupações normativas de Durkheim giravam em torno do tema da integração social. A partir de tal motivação, ele procurou fazer: 1) uma análise objetiva dos tipos de solidariedade social; 2) uma caracterização do modo como a solidariedade estaria ameaçada, na prática, naquele estágio de desenvolvimento das sociedades industriais; 3) uma proposição geral sobre o caminho que a sociedade deveria seguir para superar o quadro de anomia. Disserte sobre esses aspectos.

c) O “trabalho” é um tema central para Marx e Durkheim. Compare o modo como cada um se preocupa com o tema.

d) Compare o conceito de “ideologia” em Durkheim e em Marx. Ao abordar Marx, pode-se mencionar também o modo como Bourdieu concebe a posição dos intelectuais e cientistas nas relações de poder.

e) Explique porque, para Marx, o capitalismo poder ser descrito como “contradição em processo”, mencionando a “luta de classes” e o problema das “crises de superprodução”.

f) Disserte sobre a questão da coerção econômica em Marx, sem deixar de mencionar a questão da concorrência e da relação entre infraestrutura e superestrutura.

g) Disserte, tendo como base H. Becker, sobre o tema do “desviante” e das “regras e sua imposição”.

Relacionados