Público, massa, multidao.

Páginas: 6 (1288 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
Página: 109 – O sentido da liderança.
1. Para o autor, quais são os critérios que permitem avaliar um líder?
Usam-se os seguintes critérios: os líderes comandam pela força ou pela persuasão? Pela dominação ou pelo consentimento? E também o objetivo do líder ao procurar alcançar o poder.
2. Cite exemplos de líderes que levaram a humanidade ao progresso ou ao retrocesso, segundo os critérioscitados no texto. Explique sal escolha.
Aldof Hitler teve sua liderança entre as quais significou um retrocesso para a humanidade, pois era extremamente totalitário, explorou colônias e seu objetivo era impor a supremacia de uma etnia. Princesa Isabel, por outro lado, pode ser considerada como uma liderança de progresso para a humanidade, sua liderança foi de importante contribuição para oaumento da liberdade e bem-estar humanos.
Página: 119 – Questões propostas.
1. Pare e responda:
a) Grupo, multidão, público e massa. O que caracteriza cada um desses tipos de agrupamento social?
Grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características interaja uns com osoutros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum. Para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.
Multidão é a aglomeração de pessoas bastante próximas fisicamente, sem normas ou uma organização pré-estabelecida, anônimas, iguais e com um objetivo em comum.
Público é bem diferente da multidão.As principais características que fazem essa distinção é que o público é uma associação intermediária entre o grupo social e a multidão, visto que o esse tipo de agregado social possui certo contato primário entre seus participantes e há uma organização estabelecida.
A Massa é marcada principalmente pela passividade em relação ao que é imposto. Principais características: Não ocorre contatoentre as pessoas do grupo, a sua formação é espontânea, não há a possibilidade de crítica e o tipo de comunicação predominante é aquele transmitido pelos meios de comunicação de massa.
b) Quais são os principais mecanismos de sustentação dos grupos sociais?
O primeiro mecanismo de sustentação é a liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos. Osgrupos sociais também são sustentados por valores. Valores são conjuntos de idéias e opiniões que regem o comportamento da sociedade dentro de um contexto social.
c) O que torna inseparáveis o status que um indivíduo ocupa na sociedade e os papeis sociais que ele desempenha?
O status tem a ver justamente com o papel que você desempenha na sociedade, seja através do poder político, econômico ousocial que você exerce. O que torna inseparável é que mesmo você não possuindo poder, você tem um papel na sociedade.
3. Tomando por base os contatos sociais, como classificamos os grupos sociais?
Em três grupos:
Grupos primários; são aqueles em que predominam os contatos primários, isto é, os contatos mais pessoais, diretos, como a família, os vizinhos, o grupo de brinquedos, etc.
Grupossecundários; são os grupos sociais mais complexos, como as igrejas e o Estado, em que predominam os contatos secundários; os contatos sociais neste caso realizam-se de maneira pessoal e direta ou de maneira indireta, através de cartas, telegramas, telefonemas e etc.
Grupos intermediários; são aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais.
5. Como você explica anecessidade da existência de mecanismos de sustentação dos grupos sociais? Responda citandos tais mecanismos.
Todo grupo social dispõe de meios que o sustente. Sem esses mecanismos, os grupos sociais não existiriam... tudo seria uma anarquia geral. A liderança, que consiste na capacidade de alguém chefiar, comandar ou orientar outros indivíduos, é fundamental. A linguagem é o conjunto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do conto: O HOMEM DA MULTIDÃO DE EDGAR ALLAN POE e do texto PÚBLICO, MASSA E MULTIDÃO DE GIAN DANTON
  • conceito massa e multidao
  • Com a a acuidade de uma multidão de fiscais públicos
  • Resenha do texto: “comunicação, público e multidão em gabriel tarde"
  • Multidao
  • multidão
  • Psicologia da multidão
  • A multidão e o indivíduo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!