Pós mordenismo

Páginas: 13 (3178 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Pós-modernidade ou Pós-modernismo é a condição sócio-cultural e estética que prevalece no capitalismo contemporâneo após a queda do Muro de Berlim e a consequente crise das ideologias que dominaram o século XX. O uso do termo se tornou corrente embora haja controvérsias quanto ao seu significado e a sua pertinência.
Algumas escolas de pensamento tem-na como o fundamento do alegado esgotamento domovimento modernista, que dominou aestética e a cultura até final do século XX, substituindo, assim, a modernidade. Outros, por sua vez, afirmam que a pós-modernidade seria a extensão da modernidade, englobando-a para cobrir o desenvolvimento no mundo, onde houve a perda da aura do objeto artístico pela sua reprodução em múltiplas formas: fotografias, vídeos, etc. (Walter Benjamin).Pós-modernidade pode significar uma resposta pessoal para uma sociedade pós-moderna, as condições na sociedade que fazem-na pós-moderna ou o estado de ser que é associado a uma sociedade pós-moderna. Em muitos contextos, poderia ser distinguido de pós-modernismo, a consciente adoção de filosofias pós-modernas ou de seus traços na arte, literatura e sociedade.
O crítico brasileiro Mário Pedrosa foi um dosprimeiros a utilizar este termo em 1964 . Em importante artigo sobre a arte de Hélio Oiticica Pedrosa afirmava na ocasião

Uso do Termo
Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna (ver Pós-Modernismo). Modernidade é definido como um período ou condição largamente identificado como Era Progressiva, a RevoluçãoIndustrial, ou o Iluminismo. Em Filosofia e teoria crítica, pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade existir depois da modernidade, uma condição histórica que marca os motivos do fim da modernidade. Essa utilização é atribuída aos filósofos Jean-François Lyotard e Jean Baudrillard.
O único favorecimento da modernidade, segundo Habermas, foi ter concebido o processo por incorporar osprincípios de racionalidade e hierarquia para dentro do público e da vida artística. Lyotard entendeu a modernidade como uma condição cultural caracterizada pela mudança constante na perseguição do progresso. Seguindo a crítica de Ludwig Wittgenstein da possibilidade do absoluto e o conhecimento total, Lyotard ainda argumentou que várias metanarrativas de progresso tais como a ciênciapositivista, Marxismo e o estruturalismo foram extintos como métodos de alcançar progresso.
O crítico literário Frederic Jameson e o geógrafo David Harvey identificaram a pós-modernidade como o "capitalismo tardio" ou a "acumulação flexível", um estágio de capitalismo seguindo o capitalismo financeiro, caracterizado por trabalho altamente móvel e capital. E o que Harvey chamou de "compressão do tempo eespaço". Eles sugerem que isso coincide com a falência do sistema Bretton Woods que, eles acreditam, definir a ordem econômica seguindo a Segunda Guerra Mundial. (Ver também consumismo, teoria literária)

Pós-Modernismo
É o estado ou condição de estar após a modernidade - depois ou em reação ao que é moderno, como na arte pós-moderna (veja pós-modernismo) Modernidade é definida como um período oucondição vagamente identificado com a Era Progressiva, a Revolução Industrial, ou o Iluminismo.
O período tem tido diversas ramificações políticas: suas "idéias anti-ideológicas" parecem ter sido positivamente associadas com o Movimento Feminista, movimentos de igualidade racial, movimentos a favor dos direitos dos homossexuais, a maioria formas do anarquismo do final do século 20 e até demovimentos de paz tão bem quanto vários híbridos destes atuais movimentos anti-globalização.

Diferentes concepções
Segundo o francês Jean-François Lyotard, a "condição pós-moderna" caracteriza-se pelo fim das metanarrativas. Os grandes esquemas explicativos teriam caído em descrédito e não haveria mais "garantias", posto que mesmo a "ciência" já não poderia ser considerada como a fonte da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IDENTIDADE CULTURAL PÓS MORDENISMO
  • Mordenismo
  • Mordenismo
  • mordenismo
  • Mordenismo
  • mordenismo
  • o mordenismo
  • Mordenismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!