PÓS LIBERALISMO

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Liberalismo Econômico e a Educação

Enquanto a base de produção no Brasil era a economia agrícola e de exportação, a escola não exerceu papel importante na formação e qualificação de recursoshumanos. Servia apenas para o ócio ou para a preparação das carreiras liberais.
Quando houve uma mudança significativa na política econômica industrial na década de 30, o processo de industrializaçãocaracterizou o crescimento de forças produtivas sob o domínio do capital, assim, consolidando as relações capitalistas de produção.
Junto a esse processo vivenciou-se mudanças econômico sociais,políticas e culturais que produziram a nova ordem capitalista.
A educação começa a ser pensada tendo em vista atender essa demanda de produção e atender o surgimento de uma nova realidade econômica.Quando pensamos na formação superior, é preciso perceber as contradições sociais presentes neste contexto.
Para compreendermos a relação entre a educação e a sociedade contemporânea, é fundamentalrealizarmos uma identificação das orientações político-ideológicas que vigoram nas sociedades modernas, no interior das relações de produção capitalistas, ou seja, procurarmos contextualizar a problemáticaeducacional, considerando as grandes diretrizes políticas que informam as políticas de educação no país.
No Brasil há uma corrente vigente que é o liberalismo ou concorrencial e não estatizante.Fato é que a educação só foi repensada para atender as demandas econômicas vigentes, e não se pensou no ensino em si mesmo e nos alunos que fariam parte deste processo.
Nossa história mostra que amarginalização social está presente mesmo na implantação de políticas públicas que visam “atender” a sociedade.
Um exemplo foi a implantação dos cursos técnicos no ensino que servia para atender asdemandas econômicas. Tendo como nicho os candidatos que não vislumbravam o ensino superior, mas a chance de se qualificar e já dar início a sua vida como trabalhador, dando como encerrado o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liberalismo
  • Liberalismo
  • O liberalismo
  • Liberalismo
  • liberalismo
  • liberalismo
  • Liberalismo
  • Liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!