Pós graduado

Páginas: 43 (10745 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
U N I E S P


FACULDADE RENASCENÇA DE SÃO PAULO





Jose Carlos da Silva

RA 0999999 - PERIODO: 2










TEORIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO



















Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Faculdade Renascença de São Paulo - UNIESP, como parte dos requisitosnecessários para aprovação na disciplina de Economia para obtenção do título de Graduação em Administração de Empresas, sob orientação do Prof. Antenor.








SÃO PAULO, Junho de 2008

TEORIA GERAL DA ECONOMIA:



1 – ESCOLA FISIOCRÁTICA (FISIOCRACIA)

Originária do Iluminismo francês, a fisiocracia representou uma reação ao mercantilismo do século XVII e, por suaracionalidade, é considerada a primeira teoria científica da economia. Chama-se fisiocracia a doutrina segundo a qual o poder econômico de um país baseia-se nos recursos extraídos do solo. A escola fisiocrata surgiu na França do século XVIII e foi François Quesnay - médico da corte a serviço de madame de Pompadour e, mais tarde, do rei Luís XV - quem lançou as teses centrais da fisiocracia,sistematizadas em seu Tableau économique (1758; Quadro econômico). Seus primeiros artigos sobre economia foram publicados na obra magna do Iluminismo, a Encyclopédie, de Denis Diderot. Além de grande conhecedor da circulação sangüínea (descoberta por W. Harvey em 1616), Quesnay era entusiasta do poder criativo e curativo da natureza, o que influiu em suas concepções econômicas, sustentadas e desenvolvidaspor discípulos como Mercier de la Rivière, Nicolas Baudeau, Dupont de Nemours, Anne-Robert-Jacques Turgot, Victor de Mirabeau e Lamoignon de Malesherbes. Os seguidores de Quesnay se autodesignavam économistes e o termo fisiocracia só começou a ser empregado correntemente no século XIX, por causa do título de uma coletânea de textos de Quesnay, La Physiocratie, ou Constitution naturelle dugouvernement le plus avantageux au genre humain (1767; A fisiocracia, ou constituição natural do governo mais proveitoso para o gênero humano).


1.2 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA FISIOCRATA


Dois princípios caracterizam a teoria fisiocrática.
- O primeiro como indica a origem do nome (physis, "natureza", e kratos, "governo"), postulava, em consonância com osiluministas, a existência de leis naturais que regeriam as ações humanas, pois, sendo universais, abrangeriam também as relações sociais e econômicas. Caberia descobrir tais leis e harmonizar o governo da sociedade com a ordem natural.
A idéia expressa em "Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui-même" ("deixai fazer, deixai passar, o mundo vai por si mesmo"), contrariava as políticaseconômicas mercantilista, que era favorável à ação e à intervenção do estado. Associado à defesa do "laissez-faire", e;
- Igualmente em oposição ao mercantilismo, estava o segundo princípio: a atribuição de importância primordial à atividade agrícola. A política mercantilista estava orientada para o acúmulo de metais preciosos mediante o comércio externo e a manufatura. Os fisiocratas, aocontrário, comparavam a economia de um país a um organismo, vendo a manufatura e o comércio como atividades "estéreis", de transformação e circulação. Era a natureza a única fonte de riqueza, e só a agricultura - "coração" da economia - e a extração mineral gerariam a verdadeira prosperidade. O excedente da produção em relação aos gastos e ao consumo era chamado "produto líquido".
Desde o fim doséculo XVII, sob os reinados de Luís XIV e de Luís XV, a França passava por progressivo esvaziamento econômico.
País essencialmente agrícola tinha as manufaturas voltadas para o luxo da corte, cujas excessivas despesas dependiam de impostos pesados, de que estavam isentas justamente as duas classes mais ricas, proprietárias de terras: a nobreza e o clero. Os fisiocratas argumentavam que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pos-Graduado
  • Pós graduado
  • Pós-graduado
  • pos-graduado
  • pós-graduado
  • Pos graduado
  • Pós-graduado
  • Pós Graduado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!