Pílula do Dia Seguinte

Páginas: 4 (966 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Pílula do dia seguinte
Trata-se de um método contraceptivo de emergência, em comprimidos, que só deve ser usado quando o anticoncepcional principal tiver falhado. Este método não substitui acamisinha, pois não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

O que é?
O contraceptivo de emergência, ou pílula do dia seguinte, como é chamado, é um método anticonceptivo capaz de evitaruma possível gravidez mesmo depois da relação sexual desprotegida. A pílula utiliza compostos hormonais concentrados capazes de evitar que o óvulo seja fecundado.
É importante ressaltar que a pílulado dia seguinte previne apenas contra gestações não planejadas, mas não contra doenças sexualmente transmissíveis (DST), como Aids e gonorreia. Para evitar contágio durante a relação sexual usecamisinha. Usar preservativo é a única maneira de evitar DSTs.

Em quais situações o uso da pílula do dia seguinte é indicado?
A pílula do dia seguinte não deve ser usada com frequência, este é ummétodo indicado apenas para emergência. Por “emergência” podemos entender, por exemplo, situações em que o preservativo tenha sido danificado e rompido durante o ato sexual, a mulher esqueceu de tomar apílula anticoncepcional comum ou, principalmente, em casos de abuso sexual.
O Ministério da Saúde alerta: O anticoncepcional de emergência não deve ser usado de forma planejada, previamenteprogramada, ou substituir método anticonceptivo de rotina.

Porque o método contraceptivo de emergência é importante?
A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde citam três razões parajustificar a existência deste método:
- De acordo como Ministério da Saúde, oito milhões de pessoas não estão satisfeitas com o planejamento familiar, ou com a falta dele. São pessoas que por falta deacesso a métodos anticonceptivos apropriados ou por informação e apoio insuficientes para utilizá-los acabaram gerando mais filhos do que desejariam ter.
- Todos os métodos anticonceptivos falham,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pílula do dia seguinte
  • Pilula do Dia seguinte
  • A pilula do dia seguinte
  • Pílula do dia seguinte
  • Consumo da pílula do dia seguinte
  • A pilula do dia seguinte
  • Pílula do dia seguinte
  • Pilula do dia seguinte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!