Medidas e Erros

Páginas: 6 (1412 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Objetivos
O principal objetivo deste trabalho é o aperfeiçoamento das técnicas de medidas e erros através de experimentos no laboratório de Física, distinguindo os diferentes tipos de erros, como o instrumental e o aleatório.


Introdução
Uma medida experimental é satisfatoriamente representada quando, a esta medida é atribuído um erro, ao qual a medida está sujeita.
Quando efetuamos umamedida ou várias medidas (nas mesmas condições, de uma mesma grandeza), o valor dessa grandeza deve ser expresso pela relação:



Para os casos onde é realizada uma única medida x é a própria medida e para várias medidas é a média dos valores medidos. O  é chamado de desvio para várias medidas, para uma única medida é chamado de incerteza, e tem o valor da metade da menor medida doinstrumento.

Medidas
Nenhuma medida possui uma exatidão absoluta, ela sempre estará associada a um grau de incerteza. Para se obtiver uma medida experimental é preciso atribuir erros a esta medida, como o erro instrumental e o erro aleatório, que nos aproximam do real valor da grandeza medida. Ao medir por várias vezes uma mesma grandeza, nota-se que os resultados nem sempre se coincidem, istoacontece pelos erros cometidos no momento da medida.
As medidas podem ser classificadas em dois tipos, diretas e indiretas suas definições são especificadas a seguir.
Medidas diretas → São aquelas obtidas diretamente do instrumento de medida. Como exemplos podem ser citados: comprimento e tempo, sendo realizadas diretamente de trenas e cronômetros, respectivamente.
Medidas indiretas → São aquelasobtidas a partir das medidas diretas, com o auxílio de equações. Por exemplo: a área de uma superfície, volume de um corpo ou a vazão de um rio ou canal. Para um resultado mais aproximado da medida é aconselhável medir a mesma grandeza várias vezes. O desvio pode ser encontrado usando diversos procedimentos ao medir apenas uma única vez a grandeza. Uma regra bastante difundida é a de que, no caso dese medir uma única vez a grandeza, o desvio (erro de leitura) deve ser a metade da menor divisão da escala do instrumento de medida, sabendo que se deve tomar cuidado com esta regra.

Erro Experimental
Conceitualmente, o erro experimental é a diferença entre o real valor de uma grandeza física (peso, área, velocidade...) e o respectivo valor dessa grandeza obtido através de mediçõesexperimentais.
Mesmo que o experimento seja realizado com o máximo de cuidado, há sempre fontes de erro que podem afetá-la. Os erros experimentais podem ser de dois tipos: erros sistemáticos e erros aleatórios.

Erros aleatórios
Estes erros decorrem de fatores imprevisíveis. São flutuações, para cima ou para baixo, que fazem com que aproximadamente a metade das medidas realizadas esteja desviada paramais, e a outra metade esteja desviada para menos, afetando a precisão da medida. Decorre da limitação do equipamento ou do procedimento de medição, que impede que medidas exatas sejam tomadas. Nem sempre é possível identificar as fontes de erros aleatórios.
Precisão é quando, pressupõe-se que, se a mesma for repetida várias vezes a variação da mesma em relação ao valor médio medido é baixa. Aacurácia está associada à ausência de erros sistemáticos, mantendo as medidas em torno do valor real.

Propagação de Erros em Cálculos
Como anteriormente mencionado, algumas medidas são obtidas através de equações (medidas indiretas), com base em medições realizadas diretamente de equipamentos (medidas diretas). Portanto, junto com as medidas são carregados também os erros, tornando necessário oconhecimento de como o erro da medida original pode afetar a grandeza final.

Algarismos Significativos
A medida de uma grandeza física é sempre aproximada, por mais capaz que seja o operador e por mais preciso que seja o aparelho utilizado. Para representarmos uma medida usamos algarismos. Além de utilizarmos algarismos que temos certeza de estarem corretos, admite-se o uso de apenas um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Erros e Medidas
  • Medidas e erros
  • Medidas e erros
  • erros e medidas
  • Erros e medidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!