PÊNDULO SIMPLES

Páginas: 4 (935 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
1. TÍTULO DO EXPERIMENTO: PÊNDULO SIMPLES

2. OBJETIVO
O experimento realizado tem por objetivo determinar a aceleração devido a gravidade.


3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1. PÊNDULO SIMPLES
Naantiguidade, o tempo era medido pela sombra projetada pelo Sol através de um instrumento que ficou conhecido com Relógio Solar. Com os avanços da física, no século XIV, surge o relógio mecânico, queconsistia basicamente de um uma haste de ferro, com um peso preso na sua extremidade inferior e fixo na extremidade superior, sofria um pequeno deslocamento com relação ao eixo vertical, (este ânguloé pequeno e mais pra frente estudaremos porque este ângulo deve ser assim) e ficava oscilando. Cada oscilação demorava um tempo T (que chamaremos de período). E é com base neste período T, queestudaremos os efeitos da aceleração devido à gravidade.
Vale lembrar, que a inserção do relógio na sociedade antiga, teve impactos maiores do que simplesmente marcar as horas. O conceito de tempo foifundamental para inserir na cultura daquela época conceitos como as jornadas de trabalho, que tornaram as relações de trabalho naquela época mais sistematizadas.
Mas afinal, o que é  um pêndulo simples?Segundo Halliday (Fundamentos de Física 2, 7a Ed, 2006) um pêndulo simples é composto de uma partícula de massa m suspensa em uma das extremidades de um fio inextensível de massa desprezível ecomprimento L com a outra extremidade fixa. A massa é livre para oscilar no plano do fio (vertical) passando sempre pelo centro do pêndulo.
Neste sistema atuam as forças peso (P) na massa “m” e exercida pelaforça gravitacional e a força de tensão (T) exercida pelo fio. Este sistema é objeto no estudo dos Movimentos Harmônicos Simples (MHS).

4. PARTE EXPERIMENTAL E DISCUSSÃO
Para o experimento usamosum pêndulo simples disponível em nossa bancada, composto por uma haste de aproximadamente 50 cm fixada a um suporte sobre a bancada. Na haste amarramos um fio a uma esfera de massa desprezível. Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pendulo simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo Simples
  • Pendulo simples
  • Pêndulo simples
  • O Pêndulo Simples
  • Pendulo simples

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!