pé diabético

Páginas: 17 (4080 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
Centro De Educação Profissional Irmã Dulce
Curso Técnico em enfermagem





Cleuza Marina De Fatima
Leiliana Castro Pereira
Silvania Vasco Antunes
Soraia Dalva De Matos







ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE PÉ DIABETICO






GOIANIA - 2013
Cleuza Marina De Fatima
Leiliana Castro Pereira
Silvania Vasco Antunes
Soraia Dalva De MatosASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE PÉ DIABETICO




Pesquisa apresentada ao Curso de Técnico em Enfermagem do Centro de Educação Profissional Irma Dulce, para fins de conclusão de curso e obtenção do titulo de técnico em enfermagem. Professora Orientadora: Cleire Socorro Alves Mariano





GOIANIA - 2013
DEDICATÓRIA
Dedicamos primeiramente a Deus, que sem ele nadaseria possível.
Dedico este trabalho a vocês que sempre me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los, meus pais,
A você Adelino, companheiro no amor, na vida e nos sonhos, que sempre me apoiou nas horas difíceis e compartilhou comigo as alegrias.



















AGRADECIMENTOS
Registro meus agradecimentos a todos osque compartilharam o trilhar de mais esse
Caminho percorrido, contribuindo, direta e indiretamente, para que eu realizasse esta pesquisa, auxiliando-me e dando-me forças nos momentos em que mais precisei.
Minha gratidão, em primeiro lugar, a Deus, por estar comigo em todos os momentos e iluminando-me, sendo meu refúgio e fortaleza nos momentos mais difíceis. A ele, minha eterna gratidão.Agradeço, especialmente, á Sheila, pelo apoio para que eu concretizasse essa pesquisa.
À professora e enfermeira Cleire Mariano, minha “orientadora”, que me possibilitou “aprendizagens únicas”, por meio do grande incentivo e orientação que me foram concedidos durante essa jornada.
Aos colegas, por tudo o que com eles aprendi e por partilharem a construção do meu estudo.

Ao Centro de EducaçãoProfissional Irmã Dulce e a todos os que fazem parte desta comunidade.
A todos, muito obrigada.











Introdução

O diabetes mellitus é uma síndrome de comprometimento do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, causada pela ausência de secreção de insulina ou por redução da sensibilidade dos tecidos à insulina. Um aspecto característico desta doença consiste naresposta secretora defeituosa ou deficiente de insulina, que se manifesta na utilização inadequada dos carboidratos (glicose), com consequente hiperglicemia, é considerado fator de risco, principalmente devido aos distúrbios importantes causados no metabolismo de lipídeos. (COTRAN, KUMAR; ROBBINS, 2004).
O diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbiosmetabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia. Essa hiperglicemia é o resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou em ambos (BRASIL, 2006).
Se um indivíduo não tem glicose nas células, o organismo vai obter energia de outra fonte (lipídios). A glicose é o principal sinalizador para o pâncreas liberar a insulina pelas células β das ilhotas de Langerhans. O diabetes é umdistúrbio no metabolismo da glicose do organismo, no qual a glicose presente no sangue passa pela urina sem ser usada como um nutriente pelo corpo (GUYTON; HALL, 2002).
O diabetes está associado ao aumento da mortalidade e ao alto risco de desenvolvimento de complicações micro e macro-vasculares, como também de neuropatias. Pode resultar em cegueiras, insuficiência renal e amputações de membros, sendoresponsável por gastos excessivos em saúde e substancial redução da capacidade de trabalho e da expectativa de vida (BATISTA; et al, 2005) .
O diagnóstico do diabetes é estabelecido quando o indivíduo apresenta concentração sérica anormalmente alta de glicose, a concentração sérica de glicose (glicemia) é verificada durante um exame anual de rotina, no exame pré-admissional ou no exame...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pé diabetico
  • Pé diabético
  • pe diabetico
  • Pé Diabético
  • Pé diabético
  • pe diabetico
  • Pé diabético
  • pé diabético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!