Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura

Páginas: 11 (2747 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Páginas ampliadas:
o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura
Edvaldo Pereira Lima (ed.pl@terra.com.br)
4ª edição, revisada e ampliada, Barueri, Manole, 2009, 470 pp

P. 8. (...) O enforque sistêmico inclui, automaticamente, a aceitação de que os princípios apontados pela Teoria Geraldo dos Sistemas são universais. Isto é, aplicam-se a qualquer fenômeno que se queiraexaminar. E impõem três condições para a construção do conceito que se busca:
1. a contextualização do fenômeno que se está analisando, para detectar as realidades circundantes, bem como as características intrínsecas que afetam seu comportamento;
2. o mapeamento do fenômeno no tempo, de modo a definir as particularidades relevantes de seus antecedentes e a inferir possíveis desdobramentos nofuturo;
3. a identificação da função que o sistema – isto é, o fenômeno em exame – vem desempenhando e poderá vir a desempenhar.

Pp. 20-21. Na prática do jornalismo interpretativo, a elucidação do que está mal explicado se corporifica mediante a inclusão de alguns ou de todos esses ingredientes:
o contexto do fato nuclear ou da situação nuclear – quando se trata de um tema mais duradouro e quenão reflita apenas uma ocorrência menor, quase isolada –, para que se tenha uma visão clara de toda a rede de forças, naquele fenômeno focalizado, que lhe determina, impele, faz ser como é;
os antecedentes, para resgatar no tempo as origens do problema, como veio crescendo até o eclodir do fato que se examina ou a maturação da situação que se aborda;
o suporte especializado, mediante enquete,pesquisas de opinião pública ou entrevistas com especialistas e testemunhas do assunto em questão, para lhe dar a sustentação que evita a informação oca;
a projeção, visando inferir do presente e do passado os desdobramentos do caso, suas consequências possíveis, seu alcance futuro;
o perfil, que é o lado da humanização da reportagem, já que o jornalismo se diferencia também por ser uma forma decomunicação que se volta para o homem, em última instância, como seu foco central e como tal visa emocionar, ao lado da elucidação racional, para transmitir um retrato completo dos temas que aborda.

Pp. 26-28. O livro-reportagem distingue-se das demais publicações classificadas como livro por três condições essenciais:
Quanto ao conteúdo, o objeto de abordagem de que trata o livro-reportagemcorresponde ao real, ao factual. A veracidade e a verossimilhança são fundamentais (...).
Quanto ao tratamento, compreendendo a linguagem, a montagem e a edição do texto, o livro-reportagem apresenta-se eminentemente jornalístico. (...) Nesse plano, aparecem as qualidades desejáveis de precisão, exatidão, clareza, concisão (...)
Quanto à função, o livro-reportagem pode servir a distintasfinalidades típicas ao jornalismo, que se desdobram desde o objetivo fundamental de informar, orientar, explicar (...).

P. 34. A satisfação pelo uso de todo o seu potencial de talento, pelo desafio da comunicação de amplitude, é um fator motivador que impulsiona alguns dos profissionais de imprensa a procurar, no livro-reportagem, a medida exata para exigir ao máximo suas habilidades de comunicador doreal.
A esse pensamento, soma-se o fato de certos temas não agradarem ao veículo cotidiano de imprensa, por razões editoriais, como o eventual pequeno interesse de sua audiência por um tratamento em profundidade de certos tema, ou a carência de um nível de especialização, por parte do veículo, que não justifique a abordagem verticalizada.

Pp. 34-35. (...) Pode-se colocar duas categoriasbásicas de livro-reportagem, quanto ao seu vínculo menor ou mais estreito com a atualidade.
1. O livro-reportagem que aproveita um fato de repercussão atual, para explorá-lo com maior alcance, enquanto o impacto reverbera pela sociedade.
2. O livro-reportagem que não se limita ao rigorosamente atual, trabalhando temas um pouco mais distantes no tempo, de modo que possa, a partir daí, trazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro-reportagem: jornalismo ou literatura
  • Tcc jornalismo teoria
  • paginas ampliadas
  • A Reportagem E O Jornalismo
  • LIVRO REPORTAGEM
  • ANÁLISE DE REPORTAGENS
  • projeto de extensão: Literatura de cordel
  • Resenha jornalismo e literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!