OYEEE

286 palavras 2 páginas
Dom Casmurro - Capitu Traiu?
Capitu... olhos oblíquos de cigana dissimulada... olhos de ressaca...
Reli Dom Casmurro (de Machado de Assis). Tinha a curiosidade dever se a perspectiva que eu tinha da estória, mudava, se a visão dos fatos apresentados, me clareariam às idéias em relação à dúvida que o livro deixa:
Capitu traiuou não traiu o Bentinho?
"Se Capitu nunca traiu Bentinho, então Machado de Assis se chamava José de Alencar!" (Dalton Trevisan)
Estive matutando à respeito e se temuma coisa que na literatura brasileira sempre dá margem a mil discussões, é essa dúvida sobre a infidelidade da Capitu.
Quando eu estava na oitava série, os alunos doterceiro ano, do ensino médio, encenaram um júri, onde, Capitu era a ré, e deveriam julgar se Capitu traíra ou não, o Bentinho... fiquei fascinada! A menina queinterpretava a Capitu, chorava rios de lágrimas, com a ajuda de uma cebola cortada e escondida estrategicamente, na mão direita... ela levava a mão aos olhos e pronto,chorava que era uma beleza!
Mas, enfim, vamos aos fatos:
* Desde a infância, já fica bem claro o quão dissimulada era Capitu. Diante das maiores saias justas, ela mentiatão bem e agia tão naturalmente, que chega a ser desconcertante... ela manipulava o Bentinho, que durante a infância, era muito ingênuo...
* Capitu não engravidou nosprimeiros anos de casamento, e Bentinho desejava muito um filho...
* Bentinho, depois de uma crise de ciúmes, fica sabendo, por Capitu, que ela se encontrou emalgumas tardes, com o seu amigo, Escobar, para tratar de finanças...
* Bentinho vai ao teatro sozinho, pois Capitu alega mal estar. Mas, muito preocupado e saudoso,

Relacionados