oxometria

4308 palavras 18 páginas
Módulo de Oximetria para uso em Monitor Multiparâmetro
Henrique José Thiesen1
Me. Marcos Augusto Stemmer2
RESUMO
A oximetria é amplamente utilizada em unidades de terapia intensiva e em serviços de emergência. Este projeto visa implementar um módulo para a medição do nível de oxigenação no sangue, taxa de batimento cardíaco por minuto e a obtenção da curva pletismográfica. O sensor é construído de forma que o dedo de uma pessoa fique entre um transdutor e uma fonte luminosa de dois comprimentos de onda distintos. O sensor é ligado a uma placa com os circuitos necessários para realizar a leitura do sinal de um transdutor e converter esta informação em um sinal digital, na seqüência, este sinal é lido por um micro-controlador que irá processar o sinal utilizando técnicas de processamento digital de sinais. Para a calibração e teste de desempenho do oximetro é utilizado um simulador ótico de dedo, onde é possível configurar os parâmetros de saturação de oxigênio e a taxa de batimento cardíaco por minuto. A análise de resultados mostra que o objetivo do trabalho foi alcançado, já que a medidas realizadas estão muito próximas dos resultados obtidos por um módulo de oximetria de alta qualidade, e também quando comparado com o simulador.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o desenvolvimento tecnológico está permitindo diagnósticos cada vez mais precisos e com maior rapidez, proporcionando ao paciente segurança e bem-estar com exames menos invasivos.
Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento e resultados de um módulo para a medição da saturação de oxigênio do sangue de uma pessoa. O oximetro de pulso faz essa medida através de um método não invasivo. Por duas décadas o oximetro vem sendo utilizado em pacientes durante o procedimento cirúrgico, e em pacientes que exijam cuidado intensivo, sendo um importante parâmetro a ser constantemente monitorado, já que as células do corpo humano necessitam de oxigênio. Por sua versatilidade e rapidez na medição, este instrumento é

Relacionados

  • Tis tuss
    118952 palavras | 476 páginas