Oxiur ase trabalho

302 palavras 2 páginas
Oxiuríase
Nome: Renata Delfino, Roger Sandro, Sufia Pereira, Tatieli Varejão

O que é Oxiuríase ?


A oxiuríase é um problema muito frequente, sobretudo nas crianças, provocado por um pequeno verme que vive como parasita no intestino humano e cuja presença provoca um intenso prurido na zona anal, sobretudo durante a noite.

Causa da Oxiuríase


O contágio efetua-se por via fecal e oral, ou seja, através da ingestão de ovos provenientes da matéria fecal de uma pessoa infestada, o que costuma acontecer quando um indivíduo não lava adequadamente as mãos após defecar, um facto particularmente frequente nas crianças, tocando em seguida as mãos de outra pessoa, ou através de objetos contaminados, tais como lençóis, roupa interior ou toalhas, nos quais os ovos conseguem sobreviver durante dois ou três dias. O auto contágio é igualmente frequente: o próprio paciente, através de qualquer dos mecanismos anteriormente mencionados, ingere os ovos do parasita, provenientes do seu próprio intestino.

Sintomas:

Tratamento


O tratamento é muito simples, consistindo na administração de mebendazol ou outros medicamentos antiparasitários equivalentes. Embora apenas seja suficiente uma dose, regra geral, repete-se a administração da dose ao fim de uma semana para garantir a eficácia do tratamento. É igualmente recomendável que todas as pessoas que convivam com o paciente efetuem o tratamento, como forma de prevenção. Prevenir o contágio dos parasitas que provocam a
Oxiuríase:


• Manter as unhas curtas.
• Lavar bem as mãos e as unhas várias vezes ao dia, sempre depois de ir à casa de banho e antes das refeições. • Não coçar, mesmo que o ardor na zona anal seja intenso. A melhor maneira de aliviar o ardor é através da aplicação de pó de talco.
• Dormir com roupa interior.
• Não sacudir os lençóis, nem os pijamas. É preferível lavá-los ou submergi-los em água a ferver após cada utilização.

Relacionados