Oxirredução

Páginas: 9 (2088 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2012
oxirredução



SUMÁRIO

1 Introdução 4
2 Objetivos 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos Específicos 6
3 Procedimento experimental 7
3.1 MATERIAIS 7
3.2 metodologia 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÕES 13
Referências 14

1 INTRODUÇÃO
Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações deoxirredução são comuns na vida diária e nas funções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese.
Segundo a definição oxidação é a perda de elétrons e redução o ganho de elétrons, onde o número de oxidação aumenta e diminui respectivamente. Ocorrem simultaneamente (elétrons se conservam – algum elemento deve ceder enquanto outro deve receberos elétrons), por isso para se realizar o balanceamento de uma reação de oxirredução vê-se o número de elétrons (o total de elétrons cedidos deve ser o mesmo que o total ganho). Os elementos são classificados em agente redutor e agente oxidante. O primeiro é definido como a espécie química que age causando oxidação de algum elemento presente nos reagentes, é o elemento químico que sofre oxidação;já o agente oxidante é aquele que causa a redução de algum elemento presente nos reagentes, sofrendo redução.
Para explicar teoricamente os mecanismos internos de uma reação do tipo oxirredução é preciso recorrer ao conceito de número de oxidação, determinado pela valência do elemento (número de ligações que um átomo do elemento pode fazer), e por um conjunto de regras deduzidas empiricamente:* Quando entra na constituição das moléculas monoatômicas, diatômicas ou poliatômicas de suas variedades alotrópicas, o elemento químico tem número de oxidação igual à zero;
* O oxigênio apresenta número de oxidação igual a -2, em todas as suas combinações com outros elementos, exceto nos peróxidos, quando esse valor é -1;
* O hidrogênio tem número de oxidação +1 em todos os seuscompostos, exceto aqueles em que se combina com os ametais, quando o número é -1;
* Os outros números de oxidação são determinados de tal maneira que a soma algébrica global dos números de oxidação de uma molécula ou íon seja igual a sua carga efetiva. Assim, é possível determinar o número de oxidação de qualquer elemento diferente do hidrogênio e do oxigênio nos compostos que formam com esses doiselementos.
Os mais fortes agentes redutores são os metais altamente eletropositivos, como o sódio, que facilmente reduz os compostos de metais nobres e também libera o hidrogênio da água. Entre os oxidantes mais fortes, podem-se citar o flúor e o ozônio.
O caráter oxidante e redutor de uma substância depende dos outros compostos que participam da reação, e da acidez e alcalinidade do meio em queela ocorre. Tais condições variam com a concentração de elementos ácidos. Entre as reações tipo oxirredução mais conhecidas -- as reações bioquímicas -- inclui-se a corrosão, que tem grande importância industrial. Além destas, existem outras reações de oxirredução muito conhecidas, como por exemplo, a reação que caracteriza uma pilha ocorre entre os elementos Cobre e Zinco, onde o cobre é oagente oxidante, ou seja, é o elemento que reduz, e o zinco é o agente redutor, sendo, portanto o elemento que o oxidou. O esquema a seguir mostra esta reação:
* Ânodo : Zn (s) ⇒ Zn2+ + 2 e–
* Cátodo : 2 e– + Cu2+ ⇒ Cu(s)
* Reação Global da Célula: Zn(s) + Cu2+ ⇒  Zn2+ + Cu(s)
Ânodo = Nele ocorre oxidação = pólo negativo da pilha
Cátodo = Nele ocorre redução = pólo positivo da pilhaUm caso particularmente interessante é o do fenômeno chamado auto-redox, pelo qual um mesmo elemento sofre oxidação e redução na mesma reação. Isso ocorre entre halogênios e hidróxidos alcalinos. Na reação com o hidróxido de sódio a quente, o cloro (0) sofre auto-redox: se oxida para clorato (+5) e se reduz para cloreto (-1):
6Cl + 6NaOH ⇒ 5 NaCl- + NaClO3 + 3H2O
As leis gerais da química...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oxirredução
  • Oxirreducao
  • Oxirredução
  • oxirredução
  • oxirredução
  • Oxirredução
  • Oxirredução
  • Oxirreduçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!