Oxigênio dissolvido

Páginas: 8 (1890 palavras) Publicado: 1 de julho de 2012
Introdução

A concentração de oxigênio dissolvido em água, conhecida por “COD”, é um parâmetro importante para se analisar as características químicas e biológicas das águas potáveis e de rios e lagos.
O oxigênio dissolvido (OD) em água pode ter sua concentração variada em função da temperatura salinidade e pressão. No geral, a solubilidade dos gases aumenta com o decréscimo de salinidade etemperatura. Assim, pode-se dizer que águas mais frias retêm mais oxigênio e que a água do mar contém menos OD que outras águas. A pressão parcial e o nível de saturação dos gases em água variam com a altitude. A solubilidade de um gás diminui com a diminuição da pressão. [1]
O oxigênio se dissolve nas águas naturais provenientes da atmosfera, devido à diferença de pressão parcial. Outra fonteimportante de oxigênio nas águas é a fotossíntese de algas. Este fenômeno ocorre em maior extensão em águas poluídas ou, mais propriamente, em águas eutrofizadas, ou seja, aquelas em que a decomposição dos compostos orgânicos lançados levou à liberação de sais minerais no meio, especialmente os de nitrogênio e fósforo que são utilizados como nutrientes pelas algas. A contribuição fotossintética deoxigênio só é expressiva após grande parte da atividade bacteriana na decomposição de matéria orgânica ter ocorrido, bem como após terem se desenvolvido também os protozoários que, além de decompositores, consomem bactérias clarificando as águas e permitindo a penetração de luz.
Do ponto de vista ecológico, o oxigênio dissolvido na água é uma variável extremamente importante, haja vista que amaioria dos organismos necessita deste elemento para a respiração. [2]

Objetivo
Esta prática teve como objetivo determinar o oxigênio dissolvido (OD) da água de torneira através de duas técnicas diferentes: 1- Usando um eletrodo de membrana sensível e permeável ao oxigênio. 2- Usando titulometria denominada titulação de Winkler. E em seguida comparar estas duas técnicas utilizadas.

1-Eletrodosensível ao Oxigênio

Materiais:
• Água de torneira
• 4 Frascos
• Oxímetro (Aparelho que contém o eletrodo usado para determinar o oxigênio dissolvido)
• Papel toalha
• Béquer
Procedimento
Calibração do medidor
1- Ligou-se o Oxímetro e esperou-se estabilizar por 15 minutos.
2- Pulou-se a etapa de zerar o aparelho, pois este já estava estabilizado emzero porcento.
3- Mediu-se a temperatura ambiente e através de uma tabela de valores de oxigênio dissolvido em função da temperatura determinou-se a quantidade de oxigênio contida no ar. Esta quantidade é denominada de valor de saturação.
4- Usou-se uma tabela de fator de correção para oxigênio dissolvido em função da altitude para corrigir o valor de saturação.
5- Calibrou-se o eletrodocolocando-o dentro de um béquer contendo um papel toalha molhado no fundo e nas paredes do béquer. Ligou-se o medidor, esperou-se estabilizar e ajustou-se a leitura para fornecer o valor de saturação encontrado na etapa 4.
Na etapa 5 calibra-se o medidor para 100% de oxigênio, ou seja, o máximo de oxigênio encontrado em água. Usou-se apenas um béquer com papel molhado, pois se sabe que aquantidade de oxigênio presente em um ambiente saturado em água é igual à quantidade de oxigênio contido em água saturada de oxigênio, facilitando assim a calibração do aparelho.
Medida
1- Preparou-se quatro frascos enchendo-os com água de torneira, tomando as devidas precauções para evitar o aparecimento de bolhas que interfiram na determinação real de OD da água.
2- Numerou-os de 1 a 4.3- Imergiu-se o eletrodo nas amostras, uma de cada vez.
4- Colocou-se o medidor na posição de leitura e esperou-se estabilizar.
5- Anotou-se os resultados na Tabela 1.


Dentro da membrana sensível e permeável ao oxigênio há uma solução de KCl 3mol/L, que dá maior estabilidade nas leituras num tempo menor, sendo esta solução o meio de transporte dos íons.
O oxímetro é constituído de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oxigênio dissolvido
  • OXIGÊNIO DISSOLVIDO
  • Oxigenio dissolvido
  • Oxigênio DIssolvido
  • Oxigênio dissolvido
  • oxigênio Dissolvido
  • Oxigênio Dissolvido
  • Oxigênio dissolvido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!