Oxidaçao

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 23 de junho de 2011
Introdução:
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxi-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos quepermitem a manutenção da vida.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre asespécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
Um outro conceito importante para a compreensão do experimento é o de eletronegatividade, que é a força de atração exercida sobre oselétrons de uma ligação.
Esta experiência nos ajudará a identificar a natureza das semi-reações de oxi-redução e escrever a equação para reações de oxidação e redução.
Resultados e discussões:Utilizando o cobre com agente redutor, na substância CuSO4 foi observado que não houve a reação, pois não houve necessidade de troca por serem o mesmo elemento. Com o magnésio ocorre reação, pois ele é maisreativo que o cobre. Com o zinco e com o Fe+3 como agentes redutores houve reação. Repetiu-se o processo com o ZnSO4 e observou-se que na presença de cobre com agente redutor aparentemente não houvereação, pois o cobre é menos reativo que o zinco. Utilizando o zinco coma agente redutor, não houve reação pois se trata do mesmo elemento. Utilizando o magnésio como agente redutor, foi observada areação, pois o magnésio é mais reativo que o zinco. Utilizando o ferro como agente redutor aparentemente não ocorreu reação, pois o ferro é menos reativo que o zinco.
No processo envolvendo H2SO4, aoutilizar o cobre como agente redutor, não houve reação, pois o hidrogênio é mais reativo que o cobre. Usando magnésio como agente redutor houve reação já que o magnésio é mais reativo que o hidrogênio.Usando o zinco como agente redutor houve reação já que o zinco é mais reativo que o hidrogênio. Usando o ferro houve reação já que o ferro é mais reativo que o hidrogênio.
Na segunda etapa, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oxidação
  • oxidação
  • Oxidaçao
  • Oxidação
  • Oxidação
  • oxidação
  • Oxidação
  • Oxidação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!