Oxidaçao do Ferro

Páginas: 11 (2580 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Trabalho de grupo
Oxidação do ferro









Índice














Introdução:
Reações de oxidação - redução
Uma reação de oxidação-redução é toda aquela em que existe transferência de electrões entre as espécies reagentes. Esta transferência de electrões traduz-se pela variação do número de oxidação dos diferentes elementos participantes da reacção.
As reacções deoxidação – redução só têm lugar quando um dos reagentes cede electrões, oxidação, aumentando o seu número de oxidação, espécie redutora, e o outro reagente recebe electrões, redução, diminuindo o seu número de oxidação, espécie oxidante.
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigénio à substância, quando uma substância perde hidrogénio ou quando a substância perdeelectrões.
A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigénio, quando ganha hidrogénio ou quando ganha eletrões.
Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar electrões, ou seja, sofrerá redução.
Agente redutor é a substância que age causando aredução de um dos compostos da 0reação, o agente redutor será a fonte dos electrões perdidos liberados na reação.
A corrosão é um termo químico bastante utilizado no quotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.
Geralmente, quando se fala nesse assunto a primeira coisa que vem à nossa c é a corrosão demetais, principalmente a do ferro, gerando a ferrugem. No entanto, outros materiais podem sofrer corrosão, tais como os polímeros e as estruturas feitas de betão armado.
Realmente, a corrosão está muito presente na nossa sociedade e representa grandes perdas económicas, pois todo tipo de corrosão está relacionada com a diminuição do tempo de vida de um material.
Existem três formas do meio agirsobre o material, degradando-o; por isso, a corrosão é classificada em: eletroquímica, química e eletrolítica.



Objetivos do trabalho:
Saber o que é a oxidação do ferro; Como ocorre a oxidação;como se dá a corrosão do ferro; aplicações de oxidação ferro no dia a dia.







O que é a oxidação?
Em Química a oxidação consiste no aumento algébrico da carga formal ou do número de oxidação.Forçosamente, isto se dá através da transferência de electrões para outra espécie química.

Antigamente, o termo oxidação significava combinar-se com o oxigénio.

Quando se adquiriu o conhecimento actual da estrutura atómica verificou-se que, quando um elemento ou uma substância se combinava com o oxigénio, esta espécie química perdia electrões.

Definição actual

Atualmenteo termo oxidação significa perder eletrões, não necessariamente em presença de oxigénio (quando um elemento perde eletrões o seu estado de oxidação aumenta.
Exemplo:
Al0- 3 e-→ Al+3


Oxidação de Ferro
Corrosão do ferro
O ferro, tal como o aço, não é resistente ao ambiente, mas ainda é o metal mais usado por causa das suas qualidades mecânicas e de seu baixo preço.
A corrosão é aapalavra geralmente usada para designarmos a deterioração de metais através de um processo eletroquímico. Encontramos á nossa volta muitos exemplos de corrosão- ferrugem, escurecimento de prata, pelicula verde formada sobre o cobre e o bronze.

Os fenómenos de corrosão são conhecidos não só pela importância económica e técnica como também pela sua complexidade. Exemplo mais familiar da corrosão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oxidação de ferro
  • Oxidação do ferro
  • Ferro , oxidação, corrosão e proteção
  • Oxirredução e oxidação do ferro
  • Pilhas: Oxidação e Redução do Ferro
  • As reacções da oxidação redução no metabolismo do ferro
  • Cinética da oxidação do ferro em meio ácido
  • Oxidação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!