Oxidação e redução

Páginas: 7 (1634 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Propriedades oxidantes e redutoras
Engenharias, 1° semestre, Turma 01 5QAEN-MT6
Adriana Andrade; André Andrade; Leandro Santana; Luana Costa; Lucas Santos; Tatiany Barcelos
Professor: Ana Carla Disciplina: Química Aplicada a Engenharia

Resumo:
O relatório apresentado tem por referência o processo de oxidação-redução onde ocorre a transferência de elétrons entre osreagentes. Na reação redox, a substância que ganha elétrons é chamada de agente oxidante, e a que perde de agente redutor, sendo que os elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o oxidante. Quando um elemento é reduzido, o número de oxidação, de pelo menos um de seus átomos, diminui, ao passo que, quando é oxidado, o número de oxidação, de pelo menos um de seus átomos, aumenta. Eatravés desse relatório vai ser descrito todo o procedimento realizado na prática no laboratório mostrando os resultados alcançados e discutindo-os.

Palavras-chave: elétrons, redução e oxidação.

1. Introdução
Na classificação das reações químicas, os termos oxidação e redução abrangem um amplo e diversificado conjunto de processos. Muitas reações de oxi-redução são comuns na vida diária e nasfunções vitais básicas, como o fogo, a ferrugem, o apodrecimento das frutas, a respiração e a fotossíntese. Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de carga negativa. O mecanismo inverso, a redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamadaoxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduziu se oxida. O experimento das propriedades oxidante e redutora tempor objetivo relacionar esse processo com alguns elementos químicos, assim podendo também associar as propriedades oxidantes e redutoras á energia de ionização e afinidade eletrônica, e pode-se da uma ênfase a discussão do caráter antioxidante da vitamina C empregada no experimento em questão.

2. Experimento
O experimento foi dividido em quatro partes.

1ª Parte: Em um béquer de 100 mL foicolocado 10 mL de água destilada e 2 a 3 gotas de fenolftaleína. Em seguida tomou-se um pedaço de 1 a 2 cm de fita de magnésio e antes de ser colocada dentro do béquer preparado anteriormente a fita foi lixada.

2ª Parte (demonstrativa e feita na capela): Em um béquer de 100 mL colocou-se 10 mL de água destilada e 2 ou 3 gotas de fenolftaleína. Tomou-se um pedaço bem pequeno (do tamanho de umacabeça de fósforo) de sódio metálico e em seguida foi colocado dentro do béquer preparado anteriormente.

3ª Parte: Colocou-se em um tubo de ensaio cerca de 2 mL de solução aquosa de iodeto e em seguida foi adicionado ao tubo preparado, 3 gotas de água de cloro.

4ª Parte: Colocou-se 1 mL de uma solução de 1% de ácido ascórbico (vitamina C) em um tubo de ensaio e em seguida foi adicionado cercade 2 mL de solução etanólica de iodo no tubo e foi transferida essa a solução resultante para o outro tubo de ensaio adicionando 3 gotas de água de cloro.

3. Resultados
1ª Parte: Feito o procedimento, após a fita de magnésio ser colocada no béquer com a água destilada e fenolftaleína, foi observado que ao redor da fita a solução ficou um pouco roxa e houve uma liberação mínima de gás. A reaçãoda fita de magnésio com a água é lenta, mas a solução fica reagindo. Pode-se perceber uma efervescência, constatando a liberação de H2 e forma-se uma base Mg(OH)2 , esse fato teoricamente é comprovado pela coloração roseada do indicador utilizado a Fenolftaleína. O Magnésio só reage se for exposto, e após remoção da camada superficial de óxido, por isso é necessário lixar a fita. Constata-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oxidação
  • A oxidação e a redução
  • Oxidação e redução
  • Oxidação e redução
  • Oxidação e Redução
  • OXIDAÇÃO E REDUÇÃO
  • Oxidação e Redução
  • oxidacao reducao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!