ovulacao

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A ovocitação, ovulação ou oocitação nos seres humanos, assim como na maioria dos mamíferos, é o processo em que o ovócito II (óvulo imaturo) segue do ovário para a tuba uterina, onde pode ser fecundado e ter início a gestação. Se isso não acontece, ocorre a menstruação. Noutras espécies em vez da célula atrás referida é liberado o óvulo.

Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundáriocresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo e um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente três horas antes da ovocitação, caracterizando a formação doovócito II.

A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II..

A ovulação ocorre quando um óvulo maduro é libertado do ovário e lançado pela trompa de Falópio, encontrando-se assim disponível para ser fertilizado. A parede do útero ficamais espessa e coberta com uma mucosa protectora para se preparar para fertilizar o óvulo. Se não existir fecundação a mucosa da parede uterina irá ser expulsa. A expulsão do óvulo não fertilizado com a mucosa uterina é a fase da menstruação.
Factos da ovulação:
Um óvulo vive usualmente 12 a 24 horas, podendo sobreviver até às 72,sendo que a probabilidade de ser fecundado diminui drasticamente apósas 24horas, logo após a saída do ovário
Usualmente só um óvulo é libertado de cada vez que se dá a ovulação
A ovulação pode ser afectada pelo stress, doença ou por interrupção das rotinas habituais
Algumas mulheres podem ter um pouco de sangue durante a ovulação
A implantação de um óvulo fertilizado normalmente ocorre entre os 6 a 12 dias depois da ovulação
Cada mulher nasce com milhões deóvulos imaturos que só esperam que a sua vez de sair seja na próxima ovulação
O período menstrual pode ocorrer mesmo se a ovulação não ocorrer
A ovulação pode ocorrer mesmo se o período menstrual não tiver ocorrido
Algumas mulheres podem sentir uma dor ligeira perto dos ovários quando está a ocorrer a ovulação
Se um óvulo não for fertilizado ele desintegra-se e é absorvido pela parede do úteroSeguir a ovulação:
O ciclo mensal da mulher é medido desde o primeiro dia do período menstrual até ao primeiro dia do próximo período menstrual. Em média, o ciclo da mulher dura entre 28 a 32 dias, embora algumas mulheres possam ter ciclos mais curtos ou mais longos. A ovulação pode ser calculada começando pelo dia em que ocorreu o início do último período menstrual; começa por calcular-se 12 a16 dias seguintes ao primeiro dia do período. Muitas mulheres ovulam entre o 11º e o 12º dia do seu ciclo – contando desde o primeiro dia em que iniciou o período menstrual. Este período de ovulação é conhecido como o período fértil do ciclo da mulher, pois, é mais fácil conseguir engravidar nesta altura. A ovulação pode ocorrer em diversas ocasiões durante o ciclo, e pode ocorrer num dia diferenteem cada mês. É sempre importante ter em atenção o seu ciclo para saber qual a sua maior probabilidade de engravidar.
O ciclo da ovulação divide-se em duas partes:
1ª Fase - A primeira fase da ovulação é chamada a fase folicular. Esta fase inicia no primeiro dia do último período menstrual e continua até à altura da ovulação. A primeira parte do ciclo muda muito de mulher para mulher, podendodurar de 7 até 40 dias.
2ª Fase - A segunda fase do ciclo é chamada a fase lútea. Esta fase dura desde o dia da ovulação até ao primeiro dia do próximo período menstrual. A fase lútea tem uma linha de tempo mais precisa e dura usualmente 12 a 16 dias depois do dia da ovulação. O dia da ovulação acaba por determinar a duração deste ciclo. Isto também significa que factores como o stress, doença,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ovulação
  • Ovulação
  • ovulação
  • Ovulação
  • Ovulação
  • Ovulação
  • Ovulação
  • Ovulação e fecundação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!