ovogenese

Páginas: 20 (4877 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
Ovogênese e Controle Hormonal Feminino

fev21


Ovogênese

A ovogênese é o processo da gametogênese feminina, no qual, através de uma sequência de eventos, as ovogônias são transformadas em ovócitos maduros. Esse processo se inicia no nascimento da menina, mas é completado só quando ela chega à puberdade e continua até a menopausa.



Visão Geral da Ovogênese

1. Vida IntrauterinaDurante a vida fetal, as ovogônias proliferam – se por meio de mitoses. Antes do nascimento da neném (por volta da sétima semana de vida intrauterina), as ovogônias crescem para formar os ovócitos primários (ainda são todos 2n, ninguém sofreu meiose). Assim que esses ovócitos I são formados, algumas células do tecido conjuntivo os circundam, formando o folículo primordial.

A primeiradivisão meiótica desses ovócitos acontece antes do nascimento, só que ela (a prófase) só vai se completar na puberdade. Isso só é possível porque, provavelmente, as células foliculares secretam uma substância chamada de inibidor da maturação do ovócito, que estaciona o processo meiótico.

Após o nascimento da neném, não se forma mais nenhum ovócito primário (diferente do homem, em que isso écontínuo). Até o nascimento, a mulher gera um número abruto de células germinativas. Mas, antes dela nascer, já morreu um monte dessas células (num tem uma explicação certa pra isso). E esse número vai diminuindo até chegar à menopausa. No ovário dela há em torno de 2 milhões de ovócitos primários, só que muitos regridem durante a infância e a adolescência. Apenas em torno de 40000 deles permanecem. E,desses 40000, apenas 400 são expelidos como ovócitos secundários na menstruação durante toda a vida dessa mulher.

2. Do Nascimento à Menopausa

No ovário de uma menina recém – nascida, os ovócitos primários ficam parados na primeira divisão meiótica nos folículos ovarianos. Só quando ocorrer maturação do folículo é que a primeira divisão meiótica acontece e surge o primeiro corpo polar (divisãocitoplasmática desigual). Forma – se o ovócito secundário, que inicia a segunda divisão meiótica, mas só vai até a metáfase II e novamente a divisão é interrompida. Ela só é completa quando ocorre a fecundação (e formação do segundo corpo polar).

O ovócito começa a proliferar por estímulo hormonal da progesterona. Na puberdade, os oócitos secundários são recrutados para estarem gerandoestruturas que chamamos de folículos. O ovócito cresce e as células foliculares epiteliais viram cubóides até chegarem ao estágio colunar, quando o folículo recebe o nome de folículo primário. Depois disso, o ovócito é recoberto por uma camada de material glicoprotéico celular e amorfo chamada de zona pelúcida. Ela fica interna ao folículo primário. Todas as células que ficam em volta do ovócito sãofundamentais pro processo de fecundação propriamente dito. (A fecundação será vista em outro post).

É importante lembrar que os erros de não – disjunção cromossômica na gametogênese (primeira divisão meiótica) é mais frequente em mulheres mais velhas. Os ovócitos permanecem no corpo da mulher desde o seu nascimento, são até 45 anos estacionados no ovário! Eles ficam muito sujeitos à diversasalterações, então é “comum” que ocorra essa falha na meiose. Diferente no homem, em que a renovação dos gametas é constante, e pro resto da vida. Em um homem, há 40 dias de diferença de uma espermatogônia pra um espermatozóide, na mulher dá pra ter até 40 anos!

Fases da Ovogênese

Podemos dividir a ovogênese em três fases, que compreendem os fenômenos descritos a cima: Fase de Multiplicação (ou deProliferação), Fase de Crescimento e Fase de Maturação.

A Fase de Multiplicação, no feto humano feminino, termina até o terceiro mês de gestação. Ela corresponde ao período em que as células germinativas sofrem consecutivas mitoses para aumentar de quantidade e formar as ovogônias.

Fase de Crescimento: é a fase em que as ovogônias iniciam a meiose e estacionam na prófase I, ainda na vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ovogenese
  • Ovogenese
  • ovogenese
  • Gametogenese e ovogenese
  • Ovogênese e espermatogênese
  • Ovogênese ou ovulogênese
  • Espematogenese e ovogenese
  • espermatogênese e ovogênese

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!