ovinocutura

739 palavras 3 páginas
Clima
A temperatura ideal para o cultivo de melão situa-se entre 25°C e 32°C, e o mais adequado é que haja baixa umidade relativa do ar quando o meloeiro estiver frutificando. Em condições de alta umidade do solo e do ar, os melões ficam com menor teor de açúcar, ficam mais aguados e perdem muito do seu aroma e sabor em relação àqueles cultivados nas condições ideais de temperatura e umidade. Assim, as condições ideais para o cultivo do melão são encontradas em regiões de clima semiárido, embora possa ser plantado em regiões tropicais e subtropicais evitando as estações mais chuvosas do ano, e possa ser cultivado em outras regiões dentro de estufas com condições ambientais controladas.
Luminosidade
O meloeiro necessita de alta luminosidade, com luz solar direta ou com sombra parcial.
Não deve faltar água para o meloeiro durante seu crescimento, mas quando os frutos estão amadurecendo o ideal é um ambiente mais seco - imagem original: nociveglia -
Solo
O meloeiro precisa de solo leve, solto, fértil, que não retém muito a umidade e que seja rico em nitrogênio. O pH ideal do solo situa-se entre 6,4 e 7,2.
Irrigação
O meloeiro deve ser irrigado de forma a manter o solo úmido da germinação ao início da frutificação, quando a irrigação deve começar a ser esparsa.
Mudas de melão - imagem original: Gilles Douaire -
Plantio
Para facilitar a germinação, as sementes de melão podem ser deixadas por um dia imersas na água. As sementes podem ser plantadas em covas de 30 cm x 30 cm x 30 cm, com o espaçamento entre as covas recomendado para o cultivar utilizado. Plante as sementes na cova a até 5 cm de profundidade. Outro método é plantar as sementes em pequenos vasos ou recipientes e transplantar as mudas de melão depois de 30 a 45 dias.
Quando cresce suspenso, o fruto precisa ser amparado. Neste caso, uma rede está suportando o peso do melão. - imagem original: Ben Yanis -
Tratos culturais
Alguns horticultores não realizam nenhum tipo de poda, enquanto outros

Relacionados

  • Plano rural de desenvolvimento sustentável de adamantina
    15603 palavras | 63 páginas