OVINOCULTURA CORRIEDALE

1348 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CERRO LARGO - RS
AGRONOMIA – OVINOCULTURA
HYAGO PEIXOTO E ROBERTO PUHL
07/04/2015

CORRIEDALE

INTRODUÇÃO

A raça Corriedale originou-se na Nova Zelândia, onde eram comuns os cruzamentos alternativos entre ovinos Merinos, Romney Marsh, Lincoln e Leicester, com a finalidade de produzirem animais com boa produção de lã de finura média, com comprimento de mecha e de carcaças de bom peso e qualidade.
Em 1879, o ovinocultor James Little, em seu estabelecimento denominado "Corriedale", na Nova Zelândia, com a finalidade de produzir um ovino de dupla aptidão, carne e lã, escolheu 4.000 ovelhas puras Merinas e as acasalou com 100 carneiros puros Lincoln. Da produção destes acasalamentos James Little selecionou 1.000 ovelhas e 20 machos, acasalou-os. Na produção assim obtida ele fez uma rigorosa seleção, apartando somente os animais cujos caracteres correspondiam plenamente a um ovino de dupla aptidão, num equilíbrio de 50% carne e 50% lã.
Através de consanguinidade e seleção fixou o tipo zootécnico e racial que havia programado. Outros criadores, visando os mesmos objetivos de James Little, fizeram cruzamentos do Merino com Leicester e Border Leicester. Admite-se que o atual Corriedale, além de Merino e Lincoln, possue pequeníssima percentagem de sangue Leicester e Border Leicester. O Corriedale foi oficialmente reconhecido como raça pura em 1911 quando foi criado o Flock Boock pela "The Corriedale Sheep Society".

Aptidões:
Raça rústica e prolífica (de boa produção).
Produz bem no sistema extensivo.
Lã de boa qualidade e valor industrial.
Em boas condições de alimentação produz um bom cordeiro para o abate e bom capão.

DESENVOLVIMENTO

CABEÇA
Ampla e forte. A do carneiro deve expressar masculinidade: larga, com fossas nasais abertas, boca forte e larga. Sem chifres em ambos os sexos, ainda que botões rudimentares despregadas da estrutura óssea devam ser considerados como defeitos mínimos. As orelhas devem ser de

Relacionados