Ovimento abolicionista

9755 palavras 40 páginas
INTRODUÇÃO O trabalho apresenta um contexto geral sobre o movimento abolicionista no Brasil e sua continuidade aos dias atuais como movimentos onde se visa a igualdade de raça, a história e a preservação da cultura afro. Trata-se de esclarecer em breves recortes de época as lutas de escravos, questão política, questão social, que favoreceram a abolição naquela época, ressaltando também que foi uma manobra política naquela época e nos dias atuais também.

Capítulo I- A Escravidão Como começou a escravidão A escravidão negra teve início no mundo português, a partir da captura dos azenegues do Rio do Ouro, em 1.441, por Antão Gonçalves e Nuno Tristão que encontravam-se a serviço do Infante D. Henrique. A fim de incrementar o comércio de escravos, foram fixadas várias feitorias na Costa da África, especialmente na região do Cabo Branco, estabelecendo posteriormente na Ilha de Arguim (1.448) e no Senegal 9 1.460), com a finalidade de adquirir prisioneiros de tribos africanas a fim de torná-los em mão-de-obra escrava. No Brasil a escravidão negra é conhecida a partir de 1.531, na capitania de São Vicente. O donatário da capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, enviou carta a El Rei, D. João III, solicitando autorização para importação direta da costa de Guiné de 24 negros, a cada ano, quantidade que seria aumentada em 1559 por D. Catarina, então na regência da Coroa Portuguesa, para 120, mediante pagamento de uma taxa reduzida, nada impedindo que os negros aqui viessem por outros caminhos.

1.1 Escravidão negra no Brasil A escravidão pode ser definida como o sistema de trabalho no qual o indivíduo (o escravo) é propriedade de outro, podendo ser vendido, doado, emprestado, alugado, hipotecado, confiscado. Legalmente, o escravo não tem direitos: não pode possuir ou doar bens e nem iniciar processos judiciais, mas pode ser castigado e

Relacionados

  • Escola metodica
    75344 palavras | 302 páginas
  • Livro A Individualiza O Da Pena De Gustavo Nutte
    128702 palavras | 515 páginas
  • arquivos
    224439 palavras | 898 páginas
  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas