overtring

3021 palavras 13 páginas
OVERTRADING

Lisiele Gonçalves Silveira

O DESEQUILÍBRIO OPERACIONAL (OVERTRADING)

Desequilíbrio Operacional, também denominado pelos norte americanos como
Overtrading, reflete que as empresas, como os seres humanos, têm também o seu ciclo de vida.Nascem, tendo nesse período de suplantar as dificuldades naturais, na tentativa de afirmar-se como empresas; crescem, quando desenvolvem seus esforços no sentido de consolidar-se no mercado e também morrem. A “morte empresarial” dá-se com o desequilíbrio econômico-financeiro, denominado pelos norte-americanos de overtrading. Toda empresa sofre, na sua existência, problemas provocados por diversos fatores conjunturais, que exigem do administrador, boa capacidade de trabalho, experiência e sobretudo bom senso, para suplantá-los.
Esses fatores que premiam as empresas com contingências conjunturais e/ou mercadológicas inesperadas, podem desequilibrar de tal modo as empresas, se não forem tratados a tempo e adequadamente, que suas operações poderão deteriorar-se, a ponto de levá-las à falência.
O desequilíbrio econômico-financeiro ocorre quando o volume de operações da empresa passa a ser tão grande, a ponto de ficar desproporcional com o seu capital de giro
É quando o empresário tenta levantar um peso superior a sua real capacidade de carregá-lo.Se o Overtrading então se concretizar, é necessário que haja um tratamento muito rigoroso, no sentido de sustar novos endividamentos e tentar sanar os compromissos já efetivados. Caso contrário, o empresário porá a situação financeira da organização em crise e levará fatalmente sua empresa à falência.

OS PRIMEIROS SINTOMAS DO OVERTRADING

Fato para o qual os empresários, os acionistas ou os credores devem estar atentos,é para a sistemática queda dos índices de liquidez.
Uma freqüente escassez de disponibilidades, não obstante a constante obtenção de empréstimos e financiamentos é um dos fatores que devem

Relacionados